Na quinta-feira, 24 de outubro, o Santo Padre Leão XIV recebeu em audiência Sua Eminência o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos. Durante a audiência, o Sumo Pontífice autorizou o mesmo Dicastério a promulgar o decreto referente às virtudes heroicas do Padre Ângelo Angioni.
O Venerável Ângelo Angioni nasceu em 14 de janeiro de 1915, em Bortigali, Sardenha, Itália, em uma família numerosa. Dois anos após seu nascimento, seus pais se mudaram para Ozieri, onde ele passou a infância em um ambiente marcado por uma fé religiosa intensa. Em 1926, ingressou no Seminário Menor Diocesano de Ozieri e, após estudar no Pontifício Instituto para as Missões Exteriores (PIME), retornou à Sardenha por motivos de saúde e foi aceito no Pontifício Seminário Sardo de Cagliari como seminarista da Diocese de Ozieri.
Em 31 de julho de 1938, foi ordenado sacerdote e, após dez anos de ministério como vigário e depois pároco, em 1948 foi nomeado Reitor do Seminário Diocesano de Ozieri. Durante esses anos, trabalhou para estabelecer uma comunidade diocesana de padres Oblatos, consagrados às missões populares e estrangeiras, seguindo o exemplo do Bem-aventurado Paolo Manna. Quando, durante o Ano Santo de 1950, foi enviado a Roma pelo Bispo de Ozieri para solicitar um local de missão para os Oblatos, foi encaminhado à então Diocese de São José do Rio Preto, São Paulo. No ano seguinte, como padre “fidei donum”, ingressou na Paróquia de São João Batista, em José Bonifácio.
Ele realizou seu ideal missionário engajando-se não apenas no trabalho pastoral, mas também nos campos social e educacional, incentivando a criação de uma escola paroquial e lançando o Instituto Missionário do Imaculado Coração de Maria, composto por padres, diáconos, religiosas contemplativas e leigos.
Sua intensa atividade pastoral foi desacelerada por dois derrames que o atingiram em 2000 e 2004, deixando-o gravemente debilitado. Em 15 de setembro de 2008, concluiu sua vida terrena e, após o funeral que contou com grande participação popular, foi sepultado na igreja de São João Batista, em José Bonifácio, São Paulo.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.