20 de janeiro
São Sebastião, Mártir
(† 284)

Nascido em Narbonne, na Gália, atual França, foi ainda pequeno para Milão, na Itália, data por volta do século terceiro. Desde cedo, sempre generoso ao serviço do próximo.

Tornou-se um influente soldado romano, chegando ao posto de capitão da guarda pretoriana sob o comando do imperador Diocleciano.

Cristão convicto e ativo, tudo fazia para ajudar os irmãos na fé e trazer ao Deus verdadeiro soldados e prisioneiros. O próprio governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram por ele convertidos e confessaram a fé mediante o martírio.

Denunciado como cristão, São Sebastião foi levado perante o imperador para se justificar. E confessou publicamente a sua fé. Acusado de traição à pátria, foi condenado à morte. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda. São Sebastião conseguiu sobreviver, e corajosamente se apresentou ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-os de inimigos do Estado. Incitou o imperador para que os deixassem em paz. Diocleciano, entretanto, permaneceu surdo a seus apelos, mandou açoitá-lo até a morte e lançou o seu corpo em uma cloaca. Era por volta do ano 284.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *