Castíssimo Coração de São José

Embora não seja liturgicamente venerada na Igreja, a devoção privada ao Coração Castíssimo de São José existe há séculos, como ocorreu com o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria antes de sua própria aprovação.

É natural e digno que a devoção ao Coração de São José siga o mesmo caminho daqueles Corações que lhe foram confiados. Tomando como exemplo os Corações de Jesus e Maria, é aceitável praticar também uma devoção privada ao Coração de São José.

O Castíssimo Coração de São José é uma devoção que venera São José como um homem justo e virtuoso, com foco em seu papel como pai adotivo de Jesus e esposo da Virgem Maria. A devoção destaca a pureza, a fidelidade e a humildade de São José, inspirando os fiéis a cultivar essas virtudes em suas próprias vidas.

A devoção ao Castíssimo Coração de São José reconhece e celebra a santidade e a perfeição moral de São José. É uma forma de honrar seu papel fundamental na história da salvação, como protetor da Sagrada Família e modelo de pai e esposo. O termo castíssimo refere-se à pureza e à castidade de seu coração, que se manteve fiel aos votos feitos a Deus e à sua esposa, Maria.

Ao longo de seu casamento sagrado e virginal, os corações de José e Maria estiveram sempre unidos na vida que compartilharam. Uma vez que esses corações se tornaram um, é justo que devemos honrar a ambos, sem excluir um ou outro, pois ambos amaram, nutriram, apoiaram e sofreram pelo Sagrado Coração de Jesus, em uníssono.

Além dos dias de festa litúrgica de São José, a quarta-feira é o dia tradicional da semana em que devemos homenagear São José de alguma forma (Bento XV, Bonum Sane 1920). Por isso, seria piedoso para nós celebrar (em privado) um dia de festa do Coração Castíssimo de São José na quarta-feira após o Sagrado Coração de Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *