Concessão do título de Doutor da Igreja a São John Henry Newman

Em 31 de julho de 2025, o Santo Padre Leão XIV recebeu em audiência Sua Eminência o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos.

Na mesma audiência, o Santo Padre confirmou o parecer positivo da Sessão Plenária dos Cardeais e Bispos, Membros do Dicastério para as Causas dos Santos, sobre o título de Doutor da Igreja Universal que em breve será conferido a São John Henry Newman, Cardeal da Santa Igreja Romana, Fundador do Oratório de São Filipe Neri na Inglaterra.

São João Henrique nasceu em Londres em 21 de fevereiro de 1801, em uma família anglicana. Aos dezesseis anos, iniciou seus estudos na Universidade de Oxford. Tornou-se membro do Oriel College e foi ordenado padre anglicano. Posteriormente, juntou-se ao Movimento de Oxford, tornando-se um de seus principais membros, e buscou redescobrir elementos católicos dentro da Igreja Anglicana. Em 1845, apesar da hostilidade ao catolicismo no ambiente da época, converteu-se sob a orientação do Padre Dominic Barbieri (hoje bem-aventurado).

Foi ordenado padre católico em Roma em 1847 e, em 1848, fundou o Oratório de São Filipe Néri em Birmingham, Inglaterra. Fundou também uma universidade católica em Dublin. Continuou sua vida no Oratório como escritor prolífico e pastor muito querido. Em 1879, o Papa Leão XIII o fez cardeal. Ele escolheu “cor ad cor loquitur” (o coração fala ao coração) como seu lema cardinalício. Embora fosse cardeal, mas não bispo, obteve a incomum permissão para residir em Birmingham. Permaneceu lá, no Oratório que havia fundado, até sua morte em 11 de agosto de 1890.

O Cardeal Newman dedicou grande parte de sua vida a fazer contribuições significativas para a vida intelectual das Igrejas Anglicana e Católica. Ele continua sendo uma das figuras mais influentes no desenvolvimento do pensamento teológico católico e é considerado profético, especialmente no que diz respeito à formação adequada das consciências. Em sua lápide, escolheu as palavras que resumiam sua jornada de fé: “ex umbris et imaginibus in veritatem” (das sombras e imagens à verdade). Foi beatificado em 2010, e canonizado pelo Papa Francisco, em 13 de outubro de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *