O período do Natal nos leva a meditar sobre a Sagrada Família de Nazaré, exemplo para todas as famílias cristãs. Cristo quis entrar em nossa história pela porta da família, para resgatá-la dos estragos que o pecado original deixou também nela e santificá-la.
O Papa São João Paulo II disse que ela é o grande “patrimônio da humanidade”, o “santuário da vida” que Deus preparou para a vida ser protegida desde a gestação da mãe até a morte natural. Ela é também “a Igreja doméstica” em que Deus é amado e adorado em primeiro lugar, onde se reza e ensina os filhos a rezar.
A família é a célula vital da sociedade. Se ela for destruída, como Deus a criou, a sociedade se destruirá. Ela tem uma missão social inerente à sua vocação, que consiste no testemunho da beleza do lar. Por isso, Jesus quis ter uma família. Quando São José pensou em abandonar Maria, no silêncio discreto, sem entender a sua gravidez, o Anjo do Senhor logo o consolou: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados” (Mt 1,21).
Jesus quis ter um pai terreno, adotado, legal diante do seu povo. Foi uma adoção às avessas, pois, em vez de o pai adotar um filho, foi o Filho quem adotou um pai, porque queria uma família. E nela Ele viveu por 30 anos, trabalhou com mãos humanas, foi obediente e submisso a seus pais, a quem Ele mesmo deu a vida.
A Família de Nazaré é um exemplo para todos nós, sobretudo hoje, em que a família é ameaçada de muitas maneiras, atacada pelo demônio de muitas formas. Ela sofre numerosas pressões, sobretudo dos meios de comunicação social que objetivam destruir ou deformar o amor conjugal. Nunca, como hoje, os preceitos bíblicos precisam nortear os casais.
A família de Nazaré é uma escola de santidade, onde os pais e Jesus fazem a vontade de Deus, vivem para Deus; essa é a principal lição que nos deixam.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.