Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Uma das maiores solenidades da Igreja Católica faz homenagem à Eucaristia e traz o seu nome em latim: Corpus Christi que, literalmente, significa “Corpo de Cristo”. A comemoração foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 11/08/1264, e é também recomendada pelo Código de Direito Canônico (cân. 944). Ela acontece sempre na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que se celebra no domingo depois de Pentecostes, 60 dias depois da Páscoa.

Percebemos no Novo Testamento que é muito claro o desejo de Jesus de estar sempre presente em nosso dia a dia, quando Ele quis se fazer nossa comida e nossa bebida. Ele se nos apresenta como o “Pão da Vida”: “quem comer deste pão viverá eternamente”! (Jo 6, 48-52). E não poderia ser diferente para Aquele que nasceu em Belém, que significa, em hebraico, “Casa do Pão” (Beit-Lehém). Um detalhe interessante: ali ele nasceu num estábulo, numa cocheira, no lugar onde ficavam os animais: sua mãe, profetizando, o colocou dentro do cocho onde os animais comiam, isto é, na mangedoura; muitos anos depois Ele nos disse: “Meu corpo é verdadeira comida; meu sangue é verdadeira bebida”!

A celebração de “Corpus Christi” teve início por causa da religiosa agostiniana, Santa Juliana de Cornillon (1193-1258), ou Juliana de Liège, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia, e revelou isso ao cônego Tiago de Troyes, de Liège (Bélgica), que mais tarde tornou-se Urbano IV, Papa.

São tradicionais as procissões na solenidade de Corpus Christi, com as ruas transformadas em tapetes coloridos, grandes e belos, verdadeiras obras de arte, para a passagem de Jesus Eucarístico. Os fiéis, com essas procissões, revivem a experiência do êxodo do Povo de Deus no deserto, rumo à Terra prometida, a caminhada sustentada pelo maná, que é uma prefiguração do Cristo Eucarístico que caminha conosco e nos alimenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *