Notícias Recentes

23 de fevereiro São Policarpo, Bispo e Mártir (70-156)

Nasceu no ano 69-70 de pais cristãos. Aprendeu dos Apóstolos os ensinamentos de Cristo, tornando-se discípulo de São João Evangelista e conheceu também muitos daqueles que estiveram com Jesus e viram com os próprios olhos o que o Mestre realizou.

Como Bispo de Esmirna, São Policarpo distinguiu-se pelo zelo em conservar fielmente a doutrina dos Apóstolos ao difundir o Evangelho entre os pagãos e em combater as heresias.

22 de fevereiro Servo de Deus Nazareno Lanciotti (1940-2001)

Padre Nazareno nasceu no dia 3 de março de 1940, em Roma, no seio de uma família humilde e cristã. Ingressou muito jovem no seminário, onde estudou filosofia e teologia. Em junho de 1966, aos 26 anos, foi ordenado sacerdote. Chegou ao Mato Grosso em 1972, com um grupo de jovens da Operação Mato Grosso, tornando-se pároco na cidade de Jauru, na Diocese de São Luiz de Cáceres, onde se dedicou generosamente a todos, doando sua vida à missão e se empenhando pelo bem espiritual e material de seu povo. Ensinava-os a rezar, a adorar a Sagrada Eucaristia e a amar Nossa Senhora.

22 de fevereiro Cátedra de São Pedro, Apóstolo

Cátedra significa cadeira, assento de honra, usado por quem tem autoridade. Cátedra é, portanto, o símbolo da autoridade e do magistério do bispo. Daí a origem do nome catedral, igreja-mãe, sede permanente do pastor.

Ao celebrar a Cátedra de São Pedro, a Igreja reconhece em Pedro seu guia e líder supremo, o símbolo da unidade entre os cristãos. Na Basílica de São Pedro, em Roma, existe uma cadeira de bronze escuro, ornada de ouro, é a Cátedra de Pedro. Foi esculpida por Lourenço Bernini, a pedido de Alexandre VII, em 1663. Encerra em si a antiga cátedra, de madeira e incrustada de marfim que, segundo a tradição, teria sido usada por Pedro, o primeiro Papa.

21 de fevereiro São Pedro Damião, Bispo e Doutor da Igreja (1007-1072)

Nascido de família pobre, no ano de 1007, em Ravena, São Pedro ficou ainda criança órfão de pai e teve como tutor o seu irmão mais velho, Damião, que providenciou sua educação. Quis, por isso, chamar-se “Pedro Damião”. Estudou em Ravena, Faenza, Pádua; depois fez-se Monge Camaldulense em Fonte Avellana, na Úmbria, porém foi frequentemente encarregado da pregação ao povo e da reforma dos mosteiros.

20 de fevereiro Santos Francisco e Jacinta Marto, Leigos

Francisco Marto e sua irmã Jacinta Marto nasceram em Fátima: aquele no dia 11 de junho de 1908 e esta no dia 11 de março de 1910.

Receberem educação cristã simples, mas sólida, tiveram como principais agentes seus pais, que foram para eles um exemplo de fé comprometida, de respeito por todos, de caridade para com os pobres e os necessitados. Ainda muito novos, começaram a pastorear o rebanho da família: Francisco tinha 8 anos e Jacinta 6. Passavam grande parte dos dias na tarefa de acompanhar as ovelhas, juntamente com sua prima Lúcia.

19 de fevereiro Servo de Deus José Antônio de Maria Ibiapina (1806-1883)

O Servo de Deus José Antônio de Maria Ibiapina (Padre Ibiapina), nasceu no dia 5 de agosto de 1806, em Sobral – Ceará. Aos 10 anos, mudou-se para a cidade de Icó, devido a mudança de trabalho do seu pai, em 1819 para Crato, e em 1820 para Jardim.

Em 1823 ingressou no Seminário de Olinda – Pernambuco. Com a morte do seu Pai em 1825, foi obrigado a pausar os estudos do seminário, e voltou a Sobral para cuidar dos irmãos menores. Em 1828, matriculou-se novamente no Seminário de Olinda, sendo aprovado para o curso de Ciências Jurídicas e Sociais de Pernambuco, passando a morar no Mosteiro de São Bento, em Olinda. No final de 1832, formou-se bacharel em Direito.

19 de fevereiro São Conrado de Piacenza, Eremita (1290-1351)

São Conrado de Piacenza nasceu em 1290. Nobre, rico, feliz no casamento, era afeiçoado pela caça. Um dia em que andava com outros caçadores perseguindo uma presa, vendo-a embrenhar-se num espesso bosque onde lhe era impossível penetrar, resolveu lançar fogo no matagal, para escorraçar o bicho. Sucedeu, porém, que o incêndio não pôde ser extinto nem controlado, alastrando-se e destruindo muitas colheitas e granjas das redondezas. São Conrado e os cúmplices da façanha entraram na cidade sem serem notados, e não havia nenhuma testemunha que os pudesse acusar dos prejuízos causados involuntariamente. Mas os proprietários lesados denunciaram o caso às autoridades, que fizeram um inquérito e, como resultado, um pobre caseiro, que vivia nas proximidades do sítio onde se ateara o fogo, foi preso e condenado à morte.

18 de fevereiro São Francisco Régis Clet, Presbítero e Mártir (1748-1820)

São Francisco Régis Clet nasceu em Grenoble, França, no dia 19 de agosto de 1748. Aos 21 anos ingressou na Congregação da Missão e foi ordenado sacerdote em 1773. Foi professor de Teologia no Seminário Maior de Annecy durante quinze anos. Era admirado por sua grande bondade e cultura; chamavam-no de “biblioteca viva”. Foi nomeado Mestre de Noviços na Casa Mãe, Paris, em 1788. Um ano depois, começava a Revolução Francesa, quando foi obrigado a sair da França e pediu para ser enviado em missão à China.

17 de fevereiro Os Sete Santos Fundadores da Ordem dos Servos de Maria

Nos princípios do século XIII viviam em Florença sete fidalgos, igualmente distintos pela riqueza, pela posição social e pela piedade, mas principalmente pela devoção extraordinária que tinham a Nossa Senhora. Seus nomes eram: Bonfílio, Bartolomeu, João, Bento, Geraldino, Ricôvero e Aleixo.

Últimas transmissões no YouTube