Notícias Recentes

28 de outubro Santos Simão e Judas Tadeu, Apóstolos

A história silencia sobre a ação destes dois apóstolos. No Novo Testamento, São Simão é cognominado “zelota” (cananeu tem talvez o mesmo significado) (Mt 10,4; At 1,13), provavelmente porque era muito apegado à ideia teocrática e messiânica dos judeus, e animado da decidida oposição aos romanos. Armado com esse zelo, partiu para o combate contra a descrença e o pecado, e conquistou muitas almas para seu Divino Senhor.

27 de outubro São Frumêncio, Bispo († 383)

São Frumêncio era ainda criança quando seu tio, Merópio de Tiro, levou a ele e a seu irmão Edésio em uma viagem para a Etiópia. Durante o percurso, a embarcação parou em um determinado porto, e os bárbaros daquele país passaram toda a tripulação no fio da espada, exceto as duas crianças. Elas foram levadas ao rei, em Axuma, que, encantado com a esperteza e vivacidade dos dois meninos, dedicou atenção especial à sua educação. Não muito tempo depois, fez de Edésio seu copeiro, e de Frumêncio, o mais velho, seu tesoureiro e secretário de estado. No leito de morte, agradeceu-os por seus serviços prestados, e como recompensa lhes conferiu a liberdade.

26 de outubro Santo Evaristo, Papa e Mártir († 107)

Santo Evaristo foi eleito Papa por volta do ano 100, e governou a Igreja de Deus até o ano 107. De acordo com Santo Eusébio e Santo Irineu, Santo Evaristo foi o sucessor de São Clemente. Segundo o “Liber pontificalis”, era originário da Antioquia, sendo seu pai um judeu de Belém.

Cônego Lafayette da Coata Coelho: a grandeza na simplicidade

A Academia Brasileira de Hagiologia – ABRHAGI – convida seus acadêmicos, sócios honorários, correspondentes, colaboradores e o público em geral para a palestra Cônego Lafayette da Costa Coelho: a grandeza na simplicidade , a ser ministrada pelo Acadêmico Pe. Ismar Dias de Matos (Cadeira de nº 26, Patrono Côn. Lafayette da Costa Coelho).

25 de outubro Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, Presbítero (1739-1822)

Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, o primeiro santo brasileiro, nasceu em Guaratinguetá – São Paulo, em 1739, no seio de uma família social e politicamente influente, católica praticante e sensível aos necessitados.

Estudou por quatro anos no Colégio de Belém, na Bahia, dirigido pelos Jesuítas. Em 1760, sentindo o apelo à vida religiosa, foi aconselhado pelo pai a ingressar na Ordem dos Frades Menores e ingressou no convento de Taubaté. Em 1762, foi ordenado sacerdote no Convento de São Francisco, em São Paulo, onde completou seus estudos teológicos e permaneceu até sua morte, no dia 23 de dezembro de 1822.

24 de outubro Bem-aventurada Benigna Cardoso da Silva, Virgem e Mártir (1928-1941)

A Bem-aventurada Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928 no Sítio Oiti, povoado Inhumas, município de Santana do Cariri, Estado do Ceará. Era a caçula dos quatro filhos de José Cardoso da Silva e Teresa Maria da Silva. Foi batizada no dia 21 de outubro do mesmo ano. Não conheceu seu pai, que morreu antes de seu nascimento, e perdeu sua mãe com apenas um ano de idade. Ela e seus irmãos foram adotados pelas irmãs Rosa e Honorina Sisnando Leite, proprietária do Sítio Oiti, que também cuidaram para que Benigna frequentasse a escola e a igreja. A menina cresceu como uma aluna dedicada e fiel, participava da Santa Missa e da atividade da Paróquia de Santana. Além disso, fazia trabalhos domésticos, auxiliando as duas senhoras idosas que a adotaram.

23 de outubro São João de Capistrano, Presbítero (1386-1456)

São João de Capistrano nasceu nos Abruzzos (Itália), no ano 1386 e experimentou na infância os frutos do ódio entre famílias: doze membros de sua família foram mortos em poucos anos.

Além de Gramática e Letras, estudou também Direito Canônico e Direito Civil, na cidade de Perúsia, onde tornou-se um dos juízes mais amados, porém acabou no cárcere no decurso de duras lutas políticas.

22 de outubro São João Paulo II, Papa (1920-2005)

Karol Wojtyła nasceu a 18 de maio de 1920 em Wadowice, na Polônia. Trabalhou como operário nas minas de pedra e depois numa fábrica química. Em outubro de 1942 ingressou no seminário clandestino de Cracóvia e em 1º de novembro de 1946 foi ordenado sacerdote.

Em 4 de julho de 1958, o Papa Pio XII nomeou-o Bispo Auxiliar de Cracóvia. Recebeu a ordenação episcopal a 28 de setembro seguinte. Como lema episcopal escolheu a expressão mariana ‘Totus tuus” de São Luís Maria Grignion de Montfort.

21 de outubro Santa Úrsula e Companheiras, Mártires († 383)

Santa Úrsula nasceu no ano 362, filha dos reis da Cornúbia, na Inglaterra. Era uma linda menina, meiga, inteligente e caridosa. Cresceu muito ligada à religião, seguindo os princípios da fé e do amor a Cristo. A fama de sua beleza se espalhou e logo os pedidos de casamento sugiram. Por motivos políticos, seu pai aceitou a proposta feita por um duque pagão.

Últimas transmissões no YouTube