Notícias Recentes

7 de fevereiro Bem-aventurada Rosalie Rendu, Virgem (1786-1856)

Nasceu em 9 de setembro de 1786, no lugarejo de Confort (Ain), França. Durante os conflitos da Revolução Francesa, a família dela acolheu em sua casa padres perseguidos e os escondeu.

No dia 25 de maio de 1802, Rosalie entrou no convento das Filhas da Caridade, em Paris; em seguida, foi enviada para a comunidade do bairro Mouffetard, um dos mais pobres da capital. Nomeada Irmã Servente (superiora) da sua comunidade em 1815.

6 de fevereiro São Paulo Miki e Companheiros, Mártires († 1597)

O cristianismo foi introduzido no Japão por São Francisco Xavier, por volta de 1549. Poucos anos depois, surgia uma verdadeira multidão de cristãos, entre os quais, São Paulo Miki e seus companheiros.

São Paulo Miki nasceu no Japão por volta dos anos 1564 ou 1566. Catequista, ingressou na Companhia de Jesus, ordenando-se sacerdote. Sua pregação foi cumulada de frutos de conversão e de testemunhos maravilhosos.

4 de fevereiro Servo de Deus Nemésio Bernardi (1927-2016)

Frei Nemésio Bernardi nasceu no dia 9 de março de 1927, em Veranópolis – RS, filho de Adriano Bernardi e Filomena Zandoná Bernardi.

Aos 17 anos ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, fez a profissão religiosa no dia 6 de janeiro de 1944. Fixou moradia no Rio de Janeiro em 1964, a princípio prestando serviços na hospedaria do convento, sendo o responsável pela limpeza dos quartos para os frades, principalmente os oriundos da sua região, que vinham fazer, entre outras coisas, tratamento de saúde ou resolver algum outro assunto na então capital federal.

4 de fevereiro São João de Brito, Presbítero e Mártir (1647-1693)

São João de Brito nasceu em Lisboa, no dia 1º de março de 1647. Seu pai, Dom Salvador de Brito Pereira, foi governador-geral do Brasil, no tempo do Infante Dom João IV.

Educado na corte portuguesa, seu coração nutria sempre o desejo de oferecer a Deus uma vida mais perfeita, pela observação dos conselhos evangélicos. Era contado entre os pajens do Infante D. Pedro. Aos 15 anos, ingressa na Companhia de Jesus (1662) e em 1673 foi ordenado sacerdote.

3 de fevereiro Santo Óscar, Bispo (801-865)

O monge beneditino Oscar revelou extraordinária sensibilidade e preparação pastoral não comum em campo missionário. Atendeu ao apelo do rei dinamarquês Harald, que se havia convertido, e foi para a Dinamarca como missionário. É chamado “o apóstolo da Europa do Norte”.

Primeiro bispo de Hamburgo, trabalhou na difusão da fé na Alemanha setentrional. Foi enviado por Gregório IV à península escandinava. Sua pregação, entre muitas dificuldades, teve resultado consolador na conversão do rei Olavo da Suécia.

3 de fevereiro São Brás, Bispo e Mártir († 316)

São Brás nasceu em Sebaste, Armênia, no fim do século III, onde passou a sua juventude, dedicando-se, sobretudo, aos estudos de Medicina.

Ao tornar-se Bispo, entregou-se aos cuidados físicos e espirituais do povo, realizando, segundo a tradição, até curas milagrosas.

2 de fevereiro Apresentação do Senhor

A data escolhida para a festa da apresentação pela Igreja de Jerusalém foi, a princípio, 15 de fevereiro, 40 dias depois do nascimento de Jesus, que, então, o Oriente celebrava a 6 de janeiro, em conformidade com a lei hebraica, que impunha esse espaço de tempo entre o nascimento de um menino e a purificação de sua mãe. Quando, nos séculos VI e VII, a festa se estendeu ao Ocidente, foi antecipada para 2 de fevereiro, porque o nascimento de Jesus era celebrado a 25 de dezembro.

1º de fevereiro Santa Brígida de Kildare, Abadessa (450-523)

Santa Brígida nasceu por volta do ano 450, em Fochard, na província de Ulster, Irlanda.

Enquanto era ainda muito jovem, ela consagrou a vida a Deus, oferecia aos pobres tudo de que dispunha, e era motivo de edificação para todos que a conheciam. De rara beleza, temia que tentassem induzi-la a quebrar os votos pelos quais havia se entregue a Deus e dessem sua mão a um dos muitos pretendentes, e por isso rezou para se tornar feia e deformada. Sua prece foi ouvida, pois inchou um dos olhos, e todo seu aspecto mudou de tal forma que ela pôde seguir sua vocação em paz, e a ideia de casar-se com ela já não estava mais na cabeça de ninguém.

31 de janeiro São João Bosco, Presbítero (1815-1888)

São João Bosco, conhecido popularmente como Dom Bosco, nasceu em Castelnuovo d’Asti, em 16 de agosto de 1815. Órfão de pai aos dois anos, Margarida Occhiena, sua mãe, teve um papel muito importante na sua vida e na sua formação humana e cristã.

Teve infância pobre e difícil, trabalhando duramente para se manter nos estudos. Líder nato, desde pequeno exerceu grande influência entre seus colegas e amigos.

Últimas transmissões no YouTube