Notícias Recentes

A ABRHAGI no Japão

Na última terça-feira, 5 de novembro, os Acadêmicos Fábio Tucci Farah e Mariana de Assis Viana Mansur foram recebidos em audiência por Dom Peter Nakamura, Arcebispo de Nagasaki, Japão.

Na reunião, Farah apresentou sua investigação sobre a história do cristianismo na Terra do Sol Nascente, onde visitou igrejas de norte a sul. O resultado será apresentado na obra inédita “Jesus Cristo no Japão”, com apresentação de Dom Peter Nakamura e do jornalista Silvonei José Protz, da Rádio Vaticano – Vatican News, língua portuguesa. “Rezo para que você prepare um livro maravilhoso para nos dar esperança e apoiar nossa fé”, desejou o Arcebispo de Nagasaki.

6 de novembro Bem-aventurada Bárbara Maix, Virgem (1818-1873)

A Bem-aventurada Bárbara Maix nasceu e foi batizada aos 27 de junho de 1818, em Viena, Áustria. Transcorreu sua infância no aconchego familiar, sustentada pela fortaleza e viva esperança dos pais, que superaram anos de angústia, marcados pela pobreza, doenças e morte de diversos filhos pequenos.

Ainda adolescente, já palpitava em seu coração o chamado de Jesus: “Funda a Congregação de Minha Mãe”. A 8 de maio de 1843, deu início a uma vida em comunidade, animada de espírito missionário. Devido a uma perseguição religiosa na Europa, deixou Viena, e partiu com destino à América do Norte. Mas a espera de 30 dias no porto de Hamburgo mudou o seu destino, e partiu para o Brasil. Após 52 dias de viagem, chegaram “sem dinheiro, sem conhecer ninguém, sem conhecer a língua, com muita fome, mas cheias de confiança em Deus e em Nossa Senhora”.

5 de novembro Bem-aventurado Mariano da la Mata Aparício, Presbítero (1905-1983)

O Bem-aventurado Mariano da la Mata Aparício nasceu em Palência, na Espanha, em 31 de dezembro de 1905, no seio de uma família profundamente cristã. Seguindo o exemplo dos seus três irmãos, o jovem Mariano seguiu a vocação religiosa e sacerdotal, na Ordem de Santo Agostinho. Veio ainda jovem para o Brasil, em 1931, um ano após sua ordenação, e aqui permaneceu por mais de 50 anos. Aportou em Taquaritinga – São Paulo, e começou a trabalhar como vigário da paróquia e capelão do colégio das Irmãs Agostinianas Missionárias. Foi designado depois para São José do Rio Preto e, finalmente, transferido para São Paulo.

5 de novembro Santos Zacarias e Isabel

Breve Os Santos Zacarias e Isabel foram os pais de São João Batista, o Precursor de Jesus. O nome hebraico “Zacarias” significa “Deus lembrou”. É um nome bastante popular na Bíblia. Zacarias era sacerdote. Servia no templo quando o anjo do Senhor lhe anunciou o nascimento de seu filho, João (Lucas 1,10ss). Como duvidasse, ficou mudo até o nascimento da criança. Quando João Batista nasceu, Deus desatou-lhe a língua, e Zacarias prorrompeu num cântico de alegria (Benedictus, Lc 1,59-69).Resumo

4 de novembro São Carlos Borromeu, Bispo (1538-1584)

São Carlos Borromeu nasceu em Arona, Lombardia, no dia 2 de outubro de 1538. Em 1559 formou-se em Direito Civil e Direito Canônico. Pio IV (1559-1565) era seu tio, o que favoreceu sua elevação a cardeal e Arcebispo de Milão, quando tinha apenas 22 anos e nem sacerdote era. Além disso, era também secretário particular do papa, tudo isso devido mais ao nepotismo que a suas qualidades e competência. Foi, entretanto, justamente por meio desse jovem que as reformas tridentinas foram impostas à Igreja. Seminários foram criados, a pastoral foi renovada, organizações apostólicas tiveram grande incremento. O povo começou a ser doutrinado e instruído nas verdades da fé. O apostolado da imprensa e dos leigos começou a se desenvolver.

3 de novembro São Martinho de Lima, Religioso (1579-1639)

Nasceu em Lima, Peru, no dia 9 de dezembro de 1579, filho natural de um cavaleiro espanhol e de uma ex-ecrava negra do Panamá. Por causa da pele escura o pai não o quis reconhecer e no livro de batizados foi registrado como filho de pai ignorado.

Exerceu a profissão de barbeiro-cirurgião, mas com a idade de 15 anos abandonou tudo e foi bater na porta do convento dos Dominicanos em Lima. No princípio foi admitido como agregado, depois tornou-se irmão leigo, sempre entregue aos trabalhos mais humildes.

2 de novembro Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

Depois da sua solicitude em celebrar com os devidos louvores todos os seus filhos que se alegram no céu, a Igreja quer interceder diante de Deus pelas almas de todos os que nos precederam marcados com o sinal da fé e agora dormem na esperança da ressurreição, bem como por todos os defuntos desde o princípio do mundo cuja fé só Deus conhece, a fim de que, purificados de toda a mancha do pecado, sejam associados aos cidadãos celestes, para poderem gozar da visão da felicidade eterna.

1º de novembro Todos os Santos

No princípio, a Bíblia reservou a Deus o título de “Santo”, palavra que tinha então um significado muito próximo ao de “sagrado”: Deus é o “Outro”, tão transcendente e tão longínquo que o homem não pode pensar em participar da sua vida. Diante de sua santidade (cf Gn 28,10-19, 1Sm 6,13-21; 2Sm 6,1-10) o homem não pode deixar de ter respeito e temor (cf Ex 3,1-6; Gn 15,12).

31 de outubro Santo Afonso Rodrigues, Religioso (1533-1617)

Santo Afonso Rodrigues nasceu em Segóvia, Espanha, no dia 25 de julho de 1533, e foi educado pelos Jesuítas de Alcalá. Segundo de onze irmãos, teve que interromper seus estudos no primário, pois com a morte do pai, um comerciante de tecidos, assumiu os compromissos com o comércio.

Últimas transmissões no YouTube