Notícias Recentes

23 de novembro São Clemente I, Papa e Mártir

Conhecido como Clemente Romano, foi o terceiro sucessor de Pedro na Sé de Roma, governou a Igreja durante os últimos 10 anos do primeiro século, e é na Igreja do primeiro século uma figura de primeira grandeza.

Segundo alguns, era judeu; segundo outros, escravo liberto, e não é certo que tenha sido o colaborador nomeado por Paulo (Fl 4,3). O tempo em que esteve à frente da Igreja (92-102) foi marcado por uma relativa paz e tolerância por parte dos imperadores Vespasiano e Tito. O cristianismo começava a se difundir entre a nobreza romana, entretanto, surgiam também as primeiras dissensões internas.

22 de novembro Santa Cecília, Virgem e Mártir

Segundo a “Passio Sanctae Caeciliae”, Santa Cecília pertencia à mais antiga nobreza romana. A seu respeito diz a Liturgia das Horas: O culto de Santa Cecília, em honra da qual no século V foi construída em Roma uma basílica, difundiu-se por causa de sua Paixão (descrição de seu martírio). Nela Santa Cecília é exaltada como o modelo mais perfeito de mulher cristã, que por amor de Cristo professou a virgindade e sofreu o martírio.

21 de novembro Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

É uma das festas mais caras ao Oriente, que a celebra desde o século VI. Só a partir do século XIV, Roma aceitou-a em seu calendário. Para os orientais a “Theotokos” (Mãe de Deus) é o verdadeiro templo em que Deus, rejeitando o antigo culto, pôs a sua salvação. Para os ocidentais (recebida a “tradição” do Proto-Evangelho de Tiago), Maria é uma prodigiosa menina, que realiza exemplar “consagração” a Deus.

20 de novembro Bem-aventurada Clélia Merloni, Virgem (1861-1930)

A Bem-aventurada Clélia Merloni nasceu em Forli, na Itália, em 10 de março de 1861. À medida que crescia, se sentia sempre mais atraída para a oração e a intimidade com Deus do que para a vida social da elite ou administrar os negócios da família, conforme o desejo do seu pai.

Mulher inteligente, dotada de muitas qualidades, respondeu com grande generosidade ao chamado de Deus, consagrando-se totalmente ao Senhor na vida consagrada.

19 de novembro Santos Roque González, Afonso Rodríguez e João del Castillo, Presbíteros e Mártires († 1628)

São Roque González nasceu em Assunção, Paraguai, em 1576, filho de pais espanhóis, de elevada posição e de autêntico cristianismo. Desde cedo Roque se preocupou com a sorte dos indígenas, cuja língua dominava. Sentia, mais que tudo a exploração indigna e inumana, de que os nativos eram alvo constante da maioria dos “encomendeiros”. Foi ordenado sacerdote em Assunção, contando apenas 22 anos de idade.

18 de novembro Dedicação das Basílicas dos Santos Pedro e Paulo, Apóstolos

A memória da Dedicação das Basílicas dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo é nova oportunidade, a quarta do ano, para se refletir sobre a figura e a obra dos Príncipes dos Apóstolos e também sobre o culto excepcional a eles tributado através dos séculos.

A Basílica Vaticana de São Pedro, erigida por Constantino no século IV sobre o túmulo do apóstolo Pedro e consagrada pelo Papa Silvestre, foi demolida no século XVI, uma vez que estava ameaçada de ruína; no mesmo local foi logo reconstruída outra mais esplendida que Urbano VIII reconsagrou a 18 de novembro de 1626. Representa em Roma o Patriarcado de Constantinopla.

17 de novembro Santa Isabel da Hungria, Viúva (1207-1231)

Nasceu no ano de 1207. Era filha do rei húngaro, André II. Havia sido prometida em casamento ao príncipe Luís, filho de Herman, duque hereditário da Turíngia. Conta-se que aos 4 anos foi levada num berço de prata para o castelo de Marburgo, onde a esperava o noivo de 11 anos. Casaram-se nove anos depois e tiveram três filhos, tendo a primeira criança aos quinze anos.

Aos 20 anos, ficou viúva. Foi cruelmente perseguida pela sogra, ciumenta do amor que seu esposo lhe devotava, e pela corte, que não tolerava seu desapego e sua simplicidade evangélica. Às acusações, ela respondia: “Como poderia usar uma coroa tão preciosa diante de um rei coroado de espinhos?”

16 de novembro Santa Margarida da Escócia, Rainha (1046-1093)

Santa Margarida nasceu na Hungria, em 1046, quando lá estava exilado seu pai, o herdeiro inglês Edward Aetheling. Indo à Inglaterra, foi depressa obrigada a refugiar-se na Escócia, onde casou-se com Malcom III, rei da Escócia. Deste casamento nasceram oito filhos e foi sumamente solícita pelo reino e pela Igreja; aliava a oração e o jejuns à generosidade para com os pobres, dando assim exemplo admirável de esposa, mãe e rainha.

16 de novembro Santa Gertrudes, Virgem (1256-1302)

Santa Gertrudes, chamada a “Grande”, para distingui-la de várias outras santas do mesmo nome, nasceu 1256, na Alemanha. Seus pais confiaram sua educação ao mosteiro cisterciense de Helfta (Saxônia), onde ela recebeu uma sólida formação humanista e religiosa, e conviveu com a grande mística Santa Matilde de Magdeburg, mestra de espiritualidade. Versada em Sagradas Escrituras, passava maior parte de seu tempo à oração e à contemplação da Paixão de Jesus e da Eucaristia.

Últimas transmissões no YouTube