Notícias Recentes

4 de julho Santa Isabel de Portugal, Rainha (1271-1336)

Isabel nasceu no ano de 1271. Era filha de Pedro III de Aragão, tendo recebido o nome da tia, Santa Isabel da Hungria. Aos doze anos de idade, foi prometida em casamento a Diniz, Rei de Portugal, e passou de uma criança consagrada a uma esposa santa. Participava da Santa Missa e recitava o Ofício Divino diariamente, mas suas devoções eram dispostas com tamanha prudência que jamais interferiam com qualquer dever de estado. Preparava-se para suas frequentes comunhões por meio de austeros sacrifícios, jejuando três vezes por semana, e realizando heroicas obras de caridade.

3 de julho São Tomé, Apóstolo

Tomé significa em aramaico “gêmeo”; por isso João lhe dá o nome grego “Dídimo” (Jo 11,16; 20,24). Os sinóticos limitam-se a mencionar Tomé no elenco dos apóstolos (Mt 10,3; At 1,13), ao passo que João, cujo evangelho elucida diversos modos de “conhecimento” ou de “não aceitação” da mensagem de Cristo, parece dar grande importância às suas reações na vida cotidiana dos apóstolos. Considera, por isso, Tomé como um símbolo da incredulidade deles: Tomé percebe de imediato as dificuldades e perigos de uma viagem a Jerusalém, mas não apreende o seu profundo (Jo 11,16); com seu realismo, não se entusiasma com as perspectivas do sermão do Senhor durante a última Ceia (Jo 14,1-6).

2 de julho Serva de Deus Clemência de Oliveira (1896-1966)

Irmã Clemência de Oliveira, no século Francisca Benícia de Oliveira, nasceu na cidade de Redenção, Ceará, no dia 23 de agosto de 1896. Benicinha, como era carinhosamente chamada pelos familiares, alimenta sua fé e intimidade com Deus através de suas devoções marianas e eucarísticas.

2 de julho Servo de Deus Francisco Expedito Lopes (1914-1957)

Dom Francisco Expedito Lopes nasceu em 8 de julho de 1914, no Sítio Jerusalém, Vila de Meruoca, Sobral – Ceará.

Fez seus estudos inicias em Sobral e os estudos filosóficos em Fortaleza. Em Roma, estudou Teologia e foi ordenado sacerdote em 30 de outubro de 1938. Em junho de 1941, doutorou se em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Castíssimo Coração de São José

Embora não seja liturgicamente venerada na Igreja, a devoção privada ao Coração Castíssimo de São José existe há séculos, como ocorreu com o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria antes de sua própria aprovação.

2 de julho São Bernardino Realino, Presbítero (1530-1616)

São Bernardino nasceu no dia 1º de dezembro de 1530, na rica e nobre família dos Realino, na ilha de Capri, em Nápoles. O jovem Bernardino aprofundou-se nas ciências humanísticas, estudando na academia de Modena e depois na Universidade de Bolonha, formando-se em filosofia, medicina, direito civil e eclesiástico.

1º de julho Preciosíssimo Sangue de Jesus

A devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus remonta a Igreja nascente, sobretudo em reverência ao sangue de Jesus derramado na cruz e também em alusão ao Sangue de Cristo na Eucaristia.

1º de julho Bem-aventurada Assunta Marchetti, Virgem (1871-1948)

Maria Assunta Catarina Marchetti nasceu em Lombrici di Camaiore, Província de Lucca, na região da Toscana, Itália, em 15 de agosto de 1871. Desde jovem Maria Assunta ansiava por uma vida de total dedicação e doação a Deus como religiosa contemplativa. Mas as tarefas domésticas, a doença da mãe e a morte prematura do pai impediram-na de realizar imediatamente suas aspirações.

30 de junho Santos Protomártires da Santa Igreja Romana

A memória dos primeiros mártires romanos foi felizmente introduzida, mesmo porque no novo calendário não mais figura uma considerável série de antigos mártires de Roma, apesar de terem gozado até agora de culto universal no Ocidente, desde épocas remotíssimas. Trata-se em geral de mártires dos quais se perderam as respectivas fontes biográficas; em consequência, há ao redor deles muitas lendas.

Últimas transmissões no YouTube