Notícias Recentes

12 de outubro Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida

Na segunda quinzena de outubro de 1717, três pescadores: Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves, ao lançarem sua rede para pescar nas águas do rio Paraíba, colheram a imagem de Nossa Senhora da Conceição, no lugar denominado Porto do Itaguassu. Filipe Pedroso a levou e guardou até 1732, quando a entregou a seu filho Atanásio Pedroso. Este construiu um pequeno oratório onde colocou a imagem da Virgem que ali permaneceu até 1743. Todos os sábados, a vizinhança reunia-se no pequeno oratório para rezar o terço. Devido à ocorrência de milagres, a devoção a Nossa Senhora Aparecida, assim carinhosamente chamada pelo povo brasileiro, começou a divulgar-se. O Papa Pio XI a declarou e proclamou Padroeira do Brasil em 16 de julho de 1930.

11 de outubro São João XXIII, Papa (1881-1963)

O Sumo Pontífice, homem dotado de extraordinária humanidade, com sua vida, suas obras e seu supremo zelo pastoral, procurou difundir sobre todos a abundância da caridade cristã e promover a unidade fraterna entre os povos; particularmente atento à eficácia da missão da Igreja de Cristo em todo o mundo, convocou o Concílio Ecumênico Vaticano II.

10 de outubro São Francisco de Borja, Presbítero (1510-1572)

Depois da morte da esposa, de quem teve oito filhos, ingressou na Companhia de Jesus e, abdicando das honras do mundo e das dignidades eclesiásticas, foi eleito Superior Geral dos Jesuítas, sendo memorável pela sua austeridade de vida e espírito de oração.

9 de outubro São João Leonardi, Presbítero (1541-1609)

Nasceu em Luca (Toscana) no ano 1541. Estudou Farmácia, mas abandonou esta profissão e ordenou-se sacerdote. Dedicou-se à pregação, instruindo em especial as crianças na doutrina cristã. Em 1574 fundou a Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus, pela qual teve de sofrer muitas tribulações. Instituiu também uma associação de sacerdotes para a propagação da fé que lhe valeu ser merecidamente o criador do Instituto que, ampliado pelos Sumos Pontífices, recebeu o nome “De Propaganda Fide”. Com a sua caridade e prudência restaurou a disciplina em várias Congregações religiosas. Morreu em Roma no ano 1609.

9 de outubro São Dionísio e seus Companheiros, Mártires

Segundo uma tradição referida por São Gregório de Tours, São Dionísio veio de Roma para a Gália (França) nos meados do século III. Foi o primeiro Bispo de Paris e morreu mártir perto desta cidade, juntamente com dois membros do seu clero.

8 de outubro Santa Pelágia, Virgem e Mártir († 302)

Santa Pelágia integrara uma companhia de comediantes em Antioquia, mesmo ainda na condição de catecúmena; porém, mais tarde renunciou a profissão e se tornou uma verdadeira penitente. O patriarca de Antioquia reuniu um concílio de bispos na cidade, e São Nono, entre eles, recebeu a missão de anunciar a palavra de Deus ao povo. Assim, pregou diante da igreja de São Juliano mártir, na presença de outros bispos. Durante o sermão, Pelágia passava por ali ricamente adornada de joias, e sua beleza, elevada pela elegância do vestido, atraiu a atenção de toda a assembleia, exceto os bispos, que desviaram seu olhar de objeto tão escandaloso; porém Nono, olhando detidamente para Pelágia, gritou em meio ao seu discurso: “O Todo-Poderoso em sua infinita bondade exibirá sua misericórdia mesmo a essa mulher, obra de suas mãos!”

7 de outubro Bem-aventurada Virgem Maria do Rosário

Esta comemoração foi instituída pelo Papa São Pio V no aniversário da vitória obtida pelos cristãos na batalha naval de Lepanto e atribuída ao auxílio da Santa Mãe de Deus, invocada com a oração do Rosário (1571). A celebração deste dia é um convite a todos os fiéis para que meditem os mistérios de Cristo, em companhia da Virgem Maria, que foi associada de modo muito especial à Encarnação, à Paixão e à Ressurreição do Filho de Deus.

6 de outubro São Bruno, Presbítero (1035-1101)

Nasceu em Colônia (Alemanha), cerca do ano 1035. Educado em Paris e ordenado sacerdote, ensinou Teologia; mas, aspirando à vida solitária, retirou-se e fundou o mosteiro dos Cartuxos. Chamado a Roma pelo Papa Urbano II, ajudou-o nos difíceis problemas da Igreja. Morreu em Esquilace (Calábria) no ano 1101.

5 de outubro São Benedito, o Negro, Religioso (1526-1589)

Benedito, cognominado o Mouro, ou “o Negro” no Brasil, nasceu na Sicília. Filho de escravos vindos da Etiópia para San Fratello, na Sicília, vendeu seus bens e fez-se eremita franciscano nas vizinhanças de Palermo. Mais tarde, obedecendo a uma determinação do Papa Pio VI, obrigando todos os seguidores da Regra de São Francisco a viverem em conventos de sua Ordem, abandonou o eremitério. No convento, dedicou-se a trabalhos humildes. Chegou a exercer o cargo de Superior, mesmo não sendo sacerdote e, mais tarde, vemo-lo novamente trabalhando na cozinha. Morreu em 1589. Seu culto logo se espalhou pela Itália, Espanha, Portugal, Brasil e México. O Papa Pio VIII inscreveu-o no rol dos santos.

Últimas transmissões no YouTube