Notícias Recentes

25 de junho São Guilherme de Vercelli, Abade (1085-1142)

São Guilherme nasceu em Vercelli, no ano de 1085, de uma rica família da nobreza francesa. Tendo perdido pai e mãe na infância, foi criado pelos amigos com grandes aspirações de piedade. Aos quinze anos, vestiu o hábito monástico, fez peregrinações pela Europa visitando os santuários mais famosos. Última meta de sua peregrinação devia ser a Terra Santa, mas foi desaconselhado por São João de Matera, a quem havia visitado, e também porque os ladrões lhe haviam dado grande surra.

24 de junho Natividade de São João Batista

O nascimento de São João Batista foi predito por um anjo do Senhor ao seu pai, Zacarias, enquanto este oferecia incenso no templo. Foi a missão de São João aplainar o caminho para Cristo, e antes de vir ao mundo já começara a viver pelo Deus encarnado. Ainda no útero, sentiu a presença de Jesus e Maria e pulou de alegria à feliz visita do Filho do Homem. Na juventude, permaneceu oculto, pois aquele por quem esperava também se ocultava.

22 de junho Santos João Fisher, Bispo, e Tomás More, Mártires († 1535)

Nascido em Yorkshire, estudante, depois professor e chanceler da Universidade de Cambridge, João Fisher, homem de grande cultura, tornou- se Bispo de Rochester. Distinguiu-se pela pobreza, piedade, vida austera, zelo pastoral e pela fé intrépida manifestada em seus notáveis escritos contra as heresias da época.

21 de junho Santo Atto de Pistoia, Bispo († 1153)

Nascido por volta do ano 1075, provavelmente na Toscana (uma tradição o diz espanhol), fez a profissão monástica em Valombrosa durante o abaciado de São Bernardo dos Uberti. A sua piedade e a sua força de caráter fizeram com que, por volta do ano 1120, fosse chamado a desempenhar o encargo de Abade Geral dos Valombrosanos.

21 de junho São Luís Gonzaga, Religioso (1568-1591)

São Luís Gonzaga, filho mais velho de Fernando Gonzaga, Marquês de Castiglione, nasceu em 9 de março de 1568. As primeiras palavras que pronunciou foram os santos nomes de Jesus e Maria. Com a idade de cinco anos, ele já vestia uma couraça, com escudo, capacete, cinturão e espada e marchava atrás do exército do pai, aprendendo dos rudes soldados o uso das armas e o seu vocabulário. Um dia aproveitou-se até da distração de um sentinela para pôr fogo a uma pequena peça de artilharia. Mas aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes.

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Uma das maiores solenidades da Igreja Católica faz homenagem à Eucaristia e traz o seu nome em latim: Corpus Christi que, literalmente, significa “Corpo de Cristo”. A comemoração foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 11/08/1264, e é também recomendada pelo Código de Direito Canônico (cân. 944). Ela acontece sempre na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que se celebra no domingo depois de Pentecostes, 60 dias depois da Páscoa.

Últimas transmissões no YouTube