Notícias Recentes

22 de setembro São Maurício e Companheiros, Mártires († 286)

A legião tebana continha mais de seis mil homens. Eles marcharam do Oriente até a Gália (França) e provaram de imediato sua lealdade ao seu Imperador e Deus. Estavam acampados próximo ao Lago de Genebra, sob o Imperador Maximiano, quando receberam ordens de usar suas espadas contra a população cristã, e se recusaram a obedecer. Furioso, Maximiano ordenou que sofressem a “decimatio” (remoção de um décimo, daí vem “dizimar”, e tratava-se de uma das mais severas punições militares nos tempos romanos, geralmente aplicadas em casos extremos, como covardia, sedição e insubordinação. Selecionava-se uma coorte (subdivisão do exército), que era dividida em grupos de dez, e dentro de cada grupo sorteava-se um soldado a ser executado pelos outros nove). A ordem foi executada repetidas vezes, mas eles as receberam sem um único murmúrio ou esforço de se defender.

21 de setembro São Mateus, Apóstolo e Evangelista

Denominado Levi, chamado por Jesus para O seguir, deixou a sua função de publicano ou cobrador de impostos e, admitido entre os Apóstolos, escreveu um Evangelho, no qual se proclama especialmente que Jesus Cristo é filho de Davi, filho de Abraão, Aquele que levou à plenitude a promessa do Antigo Testamento.

20 de setembro Santos André Kim Taegon, Presbítero, Paulo Chong Hasang e Companheiros, Mártires († 1839, 1846 e 1866)

Neste dia veneram-se na mesma celebração todos os cento e três mártires que na Coreia deram testemunho da fé cristã, neste reino introduzida primeiro por iniciativa de alguns leigos fervorosos e depois alimentada e fortalecida pela pregação dos missionários e a celebração dos sacramentos. Todos estes atletas de Cristo – entre os quais três bispos, oito presbíteros e todos os outros leigos: homens e mulheres, casados ou não, anciãos, jovens e crianças – suportando o suplício, consagraram com o seu precioso sangue os primórdios da Igreja na Coreia.

19 de setembro São Januário, Bispo e Mártir († 305)

São Januário e seus companheiros sofreram o martírio durante a perseguição de Diocleciano, por volta do ano 305, em Nápoles, Itália. São Januário era bispo de Benevento e foi condenado às feras no anfiteatro de Pozzuoli. Mas, devido ao atraso do juiz, teria sido decapitado. Além dele, foram martirizados também os diáconos Sósio, Próculo, Festo, Desidério (leitor), Eutíquio e Acúrcio. O sangue de São Januário foi recolhido pelos cristãos e colocado em pequenas ânforas. Era costume recolher o sangue dos mártires e colocá-lo em anforazinhas diante dos seus túmulos.

Nota de pesar pelo falecimento do ex-presidente da ABRHAGI Roberto Gaspar

Faleceu na tarde desta quinta-feira, 18/09, em Fortaleza, Ceará, o escritor Roberto Gaspar. Luiz Roberto Barroso Gaspar de Oliveira participou da sessão de fundação da Academia Brasileira de Hagiologia, na condição de sócio-colaborador e depois se tornou efetivo, chegando a presidir a Academia e, depois, se tornou sócio honorário.

17 de setembro São Roberto Belarmino, Bispo e Doutor da Igreja (1542-1621)

Na Companhia de Jesus debateu excelentemente as controvérsias teológicas do seu tempo com acuidade e competência; feito cardeal, consagrou-se com grande zelo ao ministério pastoral na Diocese de Cápua, na Itália, e finalmente dedicou-se em Roma a muitos trabalhos pela defesa da Sé Apostólica e da doutrina da fé.

Últimas transmissões no YouTube