Notícias Recentes

19 de dezembro Bem-aventurado Urbano V, Papa (1310-1370)

Nasceu na França, em 1310, e tornou-se beneditino da Abadia de Chiriac. Após estudar direito canônico, passou a ensiná-lo em Montpellier, Toulouse, Paris e Avignon, e depois tornou-se monge em Cluny. Clemente nomeou-o abade em 1362. Sob Clemente VI, ele foi legado em Milão, e, sob Inocêncio VI, em Nápoles. Foi eleito em Avignon em 6 de novembro de 1362.

Desde o início de seu pontificado, várias personalidades convidaram-no, devido à sua santidade e dedicação, a que regressasse a Roma. Santa Brígida da Suécia, viúva cuja ordem Urbano aprovou, recebeu revelações de Jesus pedindo o retorno de Urbano à Cidade Eterna. O poeta Petrarca, em nome de seus concidadãos, solicitou o mesmo, tal como o Imperador Carlos IV. Evidentemente, a corte francesa não gostou muito da ideia.

Da manjedoura ao sepulcro vazio: Reflexões sobre o Natal e a Páscoa

Sinopse
Pouco após retornar ao velho Caminho – como descreve sua conversão já na vida adulta – o jornalista e escritor Fábio Tucci Farah passou a escrever anualmente mensagens de Natal e Páscoa. Quase duas décadas depois, os textos foram reunidos na coletânea “Da manjedoura ao sepulcro vazio – Reflexões sobre o Natal e a Páscoa” (216 págs.), Edições Loyola. A obra conta ainda com notas explicativas para contextualizar episódios mencionados e oferecer informações adicionais.

18 de dezembro Bem-aventurada Virgem Maria da Expectação do Ó

Festa de espanhola, a celebração da Expectação do parto de Nossa Senhora ou Nossa Senhora do Ó tem como significado e objetivo os anseios santos da Mãe de Deus por ver o seu Filho nascido. Desejos de milhares e milhares de gerações que suspiraram pela vinda do Salvador do mundo, desde Adão e Eva, e que se recolhem e concentram no Coração de Maria, como no mais puro e limpo dos espelhos. A Expectação, expectativa, do parto não é simplesmente a ansiedade, natural na mãe jovem que espera o seu primogênito; é o desejo inspirado e sobrenatural da “bendita entre as mulheres”, que foi escolhida para ser a Mãe Virgem do Redentor dos homens, a corredentora da humanidade. Ao esperar o seu Filho, Nossa Senhora ultrapassa os ímpetos afetivos de uma mãe comum e eleva-se ao plano universal da Economia Divina da Salvação do mundo

17 de dezembro São João da Mata, Presbítero (1152-1213)

Nasceu em 1152, em Francon, França. Menino ainda, mostrava grande amor à oração e aos pobres. Nos dias santos, seu passeio predileto era ao hospital, onde servia aos doentes. Com distinção terminou os estudos em Paris. À ciência ligava grande virtude e piedade, motivo por que o Arcebispo de Paris não pôs dúvida em ordená-lo sacerdote.

Durante a celebração da Primeira Missa apareceu-lhe um anjo do céu, que trazia um hábito branco, com uma cruz vermelha e azul no peito e estendia seus braços sobre dois cativos algemados, um cristão e um mouro. Viu nisto um aviso de Deus e tomou a resolução de dedicar suas energias à obra de libertação dos cristãos, que sofriam sob o jugo da escravidão dos mulçumanos. Antes de pôr em execução este plano, foi ter com o eremita São Félix de Valois, que o acolheu com muita satisfação, mas como companheiro.

16 de dezembro Bem-aventurado Clemente Marchisio, Presbítero (1833-1903)

O Bem-aventurado Clemente Marchisio nasceu em Racconigi, Itália, no dia 1º de março de 1833. Cresceu num ambiente muito religioso, que o levava a frequentar a igreja dos Freis Dominicanos como coroinha.

Precisou de ajuda econômica, para frequentar os estudos, mas a divina Providência foi ao seu encontro. Conseguiu ingressar no seminário de Bra, onde pode iniciar o seu caminho que o conduzirá a Turim, sob a direção de São José Cafasso, Reitor do Santuário da Consolata e promotor do “Convitto Eclesiástico”, instituído para a formação dos sacerdotes, deixando um forte sinal na história da igreja local e universal.

15 de dezembro Santa Maria Crucifixa de Rosa, Virgem (1813-1855)

Santa Maria Crucifixa de Rosa, no século Paula Francisca Maria, nasceu na cidade de Bréscia, Itália, no dia 6 de novembro de 1813.

Durante a primeira infância foi educada pelas Irmãs da Visitação, mas abandonou a escola após a morte da mãe em 1824. Com 11 anos, começou a trabalhar na fábrica da família. Lá ela conheceu as duras condições em que muitas mulheres trabalhavam, por isso ficaria marcada para sempre.

14 de dezembro São João da Cruz, Presbítero e Doutor da Igreja (1542-1591)

Nasceu perto de Ávila, em Fontiveros, Espanha, no ano de 1542. Filho de tecelões, ingressou na Ordem dos Carmelitas aos 20 anos, numa época em que estava relaxadíssima a vida regular da ordem.

Em Salamanca estudou artes e teologia, onde foi prefeito dos estudantes. Ordenado sacerdote em 1567 – época em que se encontrou com Santa Teresa de Jesus, São João da Cruz sentiu-se entusiasmado com as propostas dos “conventos reformados” dentro da Ordem, reconduzindo o Carmelo à primitiva observância.

13 de dezembro Santa Luzia, Virgem e Mártir († 304)

Santa Luzia nasceu no fim do século III, na cidade de Siracusa, em uma nobre família. Educada cristianamente, ficou órfã de pai, quando ainda era criança. A mãe, Eutíquia, a criou com amor e dedicação. Ainda jovem, Luzia queria consagrar-se a Deus e manteve este desejo em seu coração. Ignorando as intenções da filha, Eutíquia, como era de costume na época, prometeu que Luzia se casaria com um jovem de boa família, mas não cristão. Luzia não quis revelar seu desejo de consagrar a sua virgindade a Cristo e, com vários pretextos, adiou o casamento, confiando na oração e na ajuda divina.

12 de dezembro Bem-aventurada Virgem Maria de Guadalupe

Por volta de 1531 a Virgem Mãe de Deus apareceu ao João Diogo, na colina de Tepyac, perto da capital do México. Exorta-o a ir ter com o bispo e dizer-lhe que nesse lugar erigissem um santuário em sua honra. O bispo João de Zumárraga retardou a resposta. Quando João, movido por segunda aparição e nova insistência da santíssima Virgem, renovou suas súplicas entre lágrimas, ordenou-lhe o bispo que pedisse um sinal de que a ordem vinha realmente da Mãe de Deus.

Últimas transmissões no YouTube