Notícias Recentes

3 de janeiro Servo de Deus João Benvegnú (1907-1986)

Monsenhor João Benvegnú, filho dos imigrantes italianos Fedele Benvegnú e Maria Moretti, nasceu em 12 de agosto de 1907, no Distrito de Muçum, pertencente naquela época a Guaporé – Rio Grande do Sul. Foi batizado em 7 de outubro de 1907 e recebeu o Sacramento do Crisma no dia 22 de abril de 1919, na Igreja Matriz de Santa Tereza.

3 de janeiro Santíssimo Nome de Jesus

O nome de Jesus é grande pelo que significa. O nome de Jesus foi posto por Maria e José, em obediência à ordem que lhe viera de Deus. Disse o Arcanjo Gabriel a Maria: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus” (Lc. 1, 31). A São José o Anjo disse: “Não temas receber Maria, tua mulher; porque o que nela se gerou, é obra do Espírito Santo. E dará à luz um filho, e por nome o chamarás Jesus” (Mt. 1, 20).

O Santíssimo Nome de Jesus, invocado pelos cristãos desde os tempos apostólicos, foi introduzido no uso litúrgico a partir do século XIV. São Bernardino de Sena foi o grande propagador dessa devoção. A festa, aprovada para a Ordem dos Franciscanos (1530), foi estendida a toda a Igreja sob o pontificado de Inocêncio XIII (1721).

2 de janeiro Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno, Bispos e Doutores da Igreja († 379 e 389)

São Basílio nasceu em Cesareia, na Capadócia. Foi grande escritor e teólogo. É de sua lavra a primeira obra escrita sobre o Espírito Santo. Destacou-se como defensor ardoroso da fé, ameaçada pelo arianismo, heresia que punha em dúvida a divindade de Jesus. Foi pioneiro da vida monástica no Oriente. É conhecido sobretudo pelas Regras que escreveu, as quais ainda hoje são observadas por numerosos monges da Igreja do Oriente: os Basilianos.

1º de janeiro Santa Maria, Mãe de Deus

A solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, é a primeira festa mariana que surgiu na Igreja ocidental. Proclama que Maria é verdadeiramente a Mãe de Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Esta verdade de fé foi proclamada solenemente no Concílio de Éfeso, em 431.

Deus se fez carne por meio de Maria, começou a fazer parte de um povo, constituiu o centro da história. Ela é o ponto de união entre o céu e a terra. Sem Maria desencarna-se o Evangelho, desfigura-se e transforma-se em ideologia, em racionalismo espiritualista.

31 de dezembro São Silvestre I, Papa (285-335)

São Silvestre nasceu em Roma quase no final do século III e governou a Igreja de Deus do ano 314 a 335. O Édito de Milão e a conversão de Constantino modificarão os destinos da Igreja, a qual naquele tempo não teve perseguições, mas experimentou o começo de lutas doutrinais que causaram ruínas bem piores: arianos e donatistas.

São Silvestre estabeleceu as bases doutrinais e disciplinares, que requeriam a Igreja em um novo contexto social e político em que o cristianismo se tornaria a religião oficial do Império Romano. Os cristãos já não eram mais perseguidos e repudiados, podendo professar a sua crença abertamente. E, mais ainda, o próprio Imperador tomava a iniciativa de construir as primeiras basílicas, originariamente destinadas às manifestações populares cristãs nas solenidades, símbolo de catolicidade, ou seja, da universal acolhida que a nova religião proclamava aos homens.

MODELO #7 #3 #7 #3 #13 #5 #10 #2 #5 #2 #3 #2

Padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira nasceu em 9 de outubro de 1961, em Delfim Moreira – MG, no vilarejo conhecido como Biguá, em uma família humilde.

Antes de ingressar no seminário, trabalhou como torneiro mecânico e em uma fábrica de armas em Itajubá – MG. Em 1982, entrou no Seminário da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus – Dehonianos, na cidade de Lavras – MG. Foi ordenado sacerdote em 1990, atuou na formação de novos religiosos e sacerdotes, além de trabalhar na área da educação e, em 1995, fundou a Comunidade Bethânia.

30 de dezembro São Félix I, Papa e Mártir († 274)

São Félix I foi eleito Papa em 5 de janeiro de 269, permanecendo na Cátedra de São Pedro até o dia 30 de dezembro de 274, sucedendo Papa Dionísio. Ele nasceu em Roma, sendo as informações sobre sua vida poucas e confusas.

Interveio na questão da deposição de Paulo de Samósata, condenado por suas doutrinas trinitárias e cristológicas no Sínodo de Antioquia, em 268. O “Liber Pontificalis” atribui-lhe um decreto com que se autorizava a celebração da Missa sobre os túmulos dos mártires.

Sagrada Família, Jesus, Maria e José

O período do Natal nos leva a meditar sobre a Sagrada Família de Nazaré, exemplo para todas as famílias cristãs. Cristo quis entrar em nossa história pela porta da família, para resgatá-la dos estragos que o pecado original deixou também nela e santificá-la.

O Papa São João Paulo II disse que ela é o grande “patrimônio da humanidade”, o “santuário da vida” que Deus preparou para a vida ser protegida desde a gestação da mãe até a morte natural. Ela é também “a Igreja doméstica” em que Deus é amado e adorado em primeiro lugar, onde se reza e ensina os filhos a rezar.

29 de dezembro São Tomás Becket, Bispo e Mártir (1117-1170)

Na corte da Inglaterra, o drama dos Santos João Fisher e Tomás More, sob Henrique VIII, tivera, quatro séculos antes, um ilustre precedente, sob Henrique II, na pessoa de um heroico arcebispo, São Tomás Becket.

Nascido em Southwark, Inglaterra, em 1117, na juventude esteve ligado a Teobaldo, Arcebispo de Cantuária, que o enviou a Paris e Bolonha para estudar Direito. Tornou-se Arquidiácono de Cantuária, e depois Lorde Chanceler da Inglaterra; e em 1160, quando morreu o Arcebispo Teobaldo, o rei insistiu na consagração de São Tomás em seu lugar. Ele recusou, alertando o rei de que, daquela hora em diante, a amizade entre ambos se romperia. No fim, ele cedeu e foi consagrado.

Últimas transmissões no YouTube