Notícias Recentes

13 de dezembro Santa Luzia, Virgem e Mártir († 304)

Santa Luzia nasceu no fim do século III, na cidade de Siracusa, em uma nobre família. Educada cristianamente, ficou órfã de pai, quando ainda era criança. A mãe, Eutíquia, a criou com amor e dedicação. Ainda jovem, Luzia queria consagrar-se a Deus e manteve este desejo em seu coração. Ignorando as intenções da filha, Eutíquia, como era de costume na época, prometeu que Luzia se casaria com um jovem de boa família, mas não cristão. Luzia não quis revelar seu desejo de consagrar a sua virgindade a Cristo e, com vários pretextos, adiou o casamento, confiando na oração e na ajuda divina.

12 de dezembro Bem-aventurada Virgem Maria de Guadalupe

Por volta de 1531 a Virgem Mãe de Deus apareceu ao João Diogo, na colina de Tepyac, perto da capital do México. Exorta-o a ir ter com o bispo e dizer-lhe que nesse lugar erigissem um santuário em sua honra. O bispo João de Zumárraga retardou a resposta. Quando João, movido por segunda aparição e nova insistência da santíssima Virgem, renovou suas súplicas entre lágrimas, ordenou-lhe o bispo que pedisse um sinal de que a ordem vinha realmente da Mãe de Deus.

11 de dezembro São Dâmaso I, Papa (305-384)

São Dâmaso era de origem espanhola e nasceu por volta do ano 305. Era irmão de Santa Irene. Foi o sucessor do Papa Libério, ocupando a cátedra de Pedro de 366 a 384. A sua eleição foi marcada por lutas violentas entre as diversas facções, deixando num só dia o saldo de 137 mortos.

10 de dezembro Bem-aventurada Virgem Maria de Loreto

Uma crônica do ano de 1465 relata o encontro da Casa de Maria na noite de 9 para 10 de dezembro de 1294 sob um precioso revestimento de mármore renascentista, a qual, segundo a tradição, foi transportada, “por ministério angélico”, parauma rua pública em Loreto. Esta casa terrena, onde a Virgem Maria recebeu o anúncio do Anjo Gabriel e viveu, com Jesus e São José, é testemunho do evento mais importante da história: a Encarnação.

As pesquisas históricas, arqueologias e científicas parecem confirmar a sua autenticidade, sancionada, pela primeira vez, em 1310, pelo Papa Clemente V.

9 de dezembro São João Diego 9 de dezembro São João Diego Cuauhtlatoatzin, Leigo (1474-1548), Leigo (1474-1548)

Nasceu em 1474, em Cuauhtitlán, México. Era um indígena pobre, pertencia à mais baixa casta do Império Azteca, sem ser, entretanto, um escravo. Dedicava-se ao difícil trabalho no campo e à fabricação de esteiras.

Atraído pela doutrina dos Freis Franciscanos que chegaram ao México em 1524, se converteu e foi batizado, junto como sua esposa, a qual faleceu em 1529.

ABRHAGI, 20 ANOS

A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.

Foi criada em 8 de dezembro de 2004, ano do 150º aniversário da criação da Arquidiocese de Fortaleza, 140º aniversário de fundação do Seminário da Prainha, em Fortaleza, do 100º aniversário da coroação de Nossa Senhora Aparecida, e dia do 150º aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição. A iniciativa inspiradora de sua criação veio dos advogados e escritores Matusahila Santiago e José Luís Lira, os quais, após criarem com sucesso a Academia Fortalezense de Letras, fundaram a Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI), desta vez, acompanhados da desembargadora Gizela Nunes da Costa.

8 de dezembro Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria

Esta solenidade remonta ao século VIII, no Oriente. No Ocidente, temos notícia desta festa desde o século IX, na Inglaterra e na Normandia. O dogma da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria foi proclamado por Pio IX em 1854. Ou seja, pelos méritos de Jesus Cristo, Filho de Deus, Maria Santíssima foi preservada do pecado. Por ela e nela Jesus se encarnou, irrompendo na história humana.

7 de dezembro Santo Ambrósio de Milão, Bispo e Doutor da Igreja (339-397)

Nascido de família romana cristã, e educado em Roma, Ambrósio tornou-se governador da Ligúria e Emília. Levado a Milão para impedir tumultos entre católicos e arianos na eleição do novo bispo, foi imprevistamente aclamado bispo pelo povo. Era ainda catecúmeno, mas teve de aceitar. Ordenado oito dias depois, a 7 de dezembro de 374, mostrou-se pastor autêntico. Lutou arduamente contra o paganismo, o arianismo, a desagregação da sociedade. Pai dos pobres, benfeitor de todos os oprimidos, muitas vezes se opôs ao senado, ao imperador Teodósio, inclinado ao arianismo. Enérgico, constante, com vivo senso do que é prático e realizável, tinha raros dotes de administrador e homem de governo. Na ação pastoral teve ideias claras e firmes, objetivos retos e senso das medidas, mas era sobretudo bondoso e amável.

6 de dezembro São Nicolau de Mira, Bispo

São Nicolau, Bispo de Mira, na Lícia, atual Turquia, nasceu no final do século IV. Seu tio, o Arcebispo de Mira, ordenou-o sacerdote e nomeou-o abade de um mosteiro; logo, com a morte do arcebispo, foi eleito para a sé vacante. Durante toda a vida, manteve o jeito vivaz e simples da juventude, e mostrou-se protetor especial dos inocentes e injustiçados, cuidando do seu rebanho, distinguindo-se sobretudo pela sua generosa caridade.

Últimas transmissões no YouTube