Notícias Recentes

29 de novembro São Saturnino de Toulouse, Bispo e Mártir († 250)

Por volta do ano 245, sob orientação do Papa Fabiano, São Saturnino partiu de Roma para pregar a fé na Gália. Fixou sua sé episcopal em Toulouse e assim se tornou o primeiro bispo cristão daquela cidade. Havia somente uns poucos cristãos no local. No entanto, seu número cresceu bastante após a chegada de São Saturnino; e seu poder se fez sentir pelos espíritos do mal, que eram objetos de idolatria dos pagãos.

28 de novembro Santa Catarina Labouré, Virgem (1806-1876)

Santa Catarina Labouré nasceu na França em 2 de maio de 1806. Ingressou na Companhia das Filhas da Caridade, fundada por São Vicente de Paulo com a finalidade de dar assistência aos pobres, doentes, crianças e idosos.

Em 27 de novembro de 1830, a sua vida se envolveu mais estreita e intimamente com os mistérios divinos. Naquela noite, Santa Catarina recebeu a aparição de Nossa Senhora que ela descreveu com as seguintes palavras: “A Santíssima Virgem apareceu ao lado do altar, de pé, sobre um globo com o semblante de uma senhora de beleza indizível; de veste branca, manto azul, com as mãos elevadas até a cintura, sustentava um globo figurando o mundo encimado por uma cruzinha. A Senhora era toda rodeada de tal esplendor que era impossível fixá-la. O rosto radiante de claridade celestial conservava os olhos elevados ao céu, como para oferecer o globo a Deus. Formou-se em torno da Virgem um quadro oval onde, em letras de ouro, se liam estas palavras: ‘Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós’. Ouvi então uma voz que me dizia: ‘Manda cunhar uma medalha por este modelo; as pessoas que a trouxerem com fé e devoção receberão grandes graças’. A outra parte da medalha trazia a letra M encimada por uma cruz, embaixo os corações de Jesus e Maria; o primeiro cercado de uma coroa de espinhos e o segundo transpassado por uma espada”.

27 de novembro Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa

As aparições de Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa ocorreram em 1830, em Paris, a Santa Catarina Labouré, religiosa da Companhia das Filhas da Caridade. Ao longo de três aparições divinas, a Virgem compartilhou mensagens e revelações que moldariam o curso dessa devoção mariana.

26 de novembro São Leonardo de Porto Maurício, Presbítero (1676-1751)

São Leonardo de Porto Maurício, no século Paulo Girolamo Casanova, nasceu em Porto Maurício, atual Impéria, no noroeste da Itália, em 20 de dezembro de 1676. Estudou em Roma, no Colégio Romano, depois entrou para a Casa de Retiro São Boaventura, no Palatino, onde recebeu o hábito franciscano. Em suas pregações, Frei Leonardo tinha sempre em mente o suplício da Cruz. Além do Nome de Jesus e da Virgem Maria, ele sempre meditava sobre o tema da Via Sacra, devoção tipicamente franciscana, à qual deu grande impulso.

Palestra A Intercessão e o Culto dos Santos

A Academia Brasileira de Hagiologia – ABRHAGI – convida seus acadêmicos, sócios honorários, correspondentes, colaboradores e o público em geral para a palestra A Intercessão e o Culto dos Santos , a ser ministrada pelo Prof. Felipe Aquino . O evento, on-line e gratuito , será realizado por meio da plataforma Zoom , às 20 horas do dia 27/11/2024 .

25 de novembro Santa Catarina de Alexandria, Virgem e Mártir (287-305)

Santa Catarina nasceu em Alexandria e foi uma das célebres mártires dos primeiros séculos. Segundo a lenda, seu pai era rei de Alexandria. Além de singular beleza, era dotada de grande inteligência e vasta cultura. Fascinado por sua beleza, Maximino Daia procurou divorciar-se de sua esposa a fim de casar-se com ela.

A Igreja tem dois novos Bem-aventurados Gaietà Clausellas Ballvé e Antoni Tort Reixachs

O Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, Cardeal Marcello Semeraro, presidiu na manhã deste sábado, 23 de novembro, na Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, à cerimônia de beatificação dos mártires Gaietà Clausellas e Antoni Tort.

A situação político-social da Espanha no período da Segunda República Espanhola (1931-1939) é historicamente conhecida, assim como o clima de perseguição que os milicianos republicanos estabeleceram contra todos aqueles que professavam ser membros da Igreja Católica, fossem eles consagrados ou leigos.

24 de novembro Santo André Dung Lac, Presbítero, e Companheiros, Mártires († 1625-1886)

No extremo oriente da Ásia, nas regiões do Vietnã de hoje, o Evangelho já vinha sendo anunciado desde o século XVI. Entre os evangelizadores são contados os Frades da Ordem dos Pregadores, naturais da Espanha e membros da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris, que obtiveram abundantes frutos. Contudo, nos séculos XVII, XVIII e XIX, mais precisamente de 1625 a 1886, excetuados breves períodos de paz, os governantes dessas regiões tudo fizeram para despertar o ódio contra a religião cristã e os discípulos de Cristo. Quanto mais perseguidos, maior o fervor cristão, tendo como resultado um elevadíssimo número de mártires.

23 de novembro São Columbano, Abade (543-615)

São Columbano nasceu em 543, na Irlanda. Desde tenra idade mostrou clara inclinação para a vida consagrada. Tendo abraçado a vida monástica, partiu para a França, onde fundou muitos mosteiros que governou com austera disciplina. Ao sair da Irlanda em companhia do monge e Santo Gall, percorreu a Europa Ocidental. Algumas vezes era rechaçado, outras acolhido. Deixou rastro de fundação de mosteiros e abadias, dos quais resultaram em resplendor cultural e religioso dignos de toda louvação. Esses mosteiros foram o foco da cultura cristã francesa na época.

Últimas transmissões no YouTube