Notícias Recentes

13 de agosto Santa Dulce dos Pobres, Virgem (1914-1992)

Religiosa professa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, dedicou totalmente mais de cinquenta anos da sua vida ao serviço do próximo, especialmente aos mais carentes e ao operariado, fundando em seu favor várias obras, entre as quais, o Hospital Santo Antônio, o Centro Educativo Santo Antônio, a União Operária São Francisco, o Centro Operário da Bahia e as Obras Sociais Irmã Dulce.

12 de agosto Santa Joana Francisca de Chantal, Religiosa (1572-1641)

Do seu matrimônio cristão teve seis filhos, que educou na piedade; depois da morte do esposo, sob a direção de São Francisco de Sales, percorreu velozmente o caminho da perfeição e dedicou-se às obras de caridade, especialmente para com os pobres e os enfermos. Fundou a Ordem da Visitação de Santa Maria, que também dirigiu sabiamente. Morreu em Moulins, nas margens do rio Allier, próximo de Nevers, na França, no dia 13 de dezembro de 1641.

11 de agosto Santa Clara de Assis, Virgem (1194-1253)

A primeira das Damas Pobres da Ordem dos Menores, que, seguindo o caminho espiritual de São Francisco, abraçou em Assis uma vida austera, mas rica de obras de caridade e piedade. Amou tanto a pobreza que nunca mais quis separar-se dela, nem sequer na extrema indigência e na enfermidade.

10 de agosto São Lourenço, Diácono e Mártir († 258)

Desejando acompanhar o Papa Sisto também no martírio, como refere São Leão Magno, ao receber a ordem de entregar o tesouro da Igreja, mostrou ao tirano os pobres alimentados e vestidos com os bens recebidos em esmola; três dias depois do martírio de São Sisto, superou as chamas pela sua fé em Cristo, e os instrumentos do seu suplício converteram-se em insígnias do seu triunfo. O seu corpo foi sepultado em Roma, no lugar chamado Campo Verano, no cemitério que recebeu o seu nome.

9 de agosto Santa Teresa Benedita da Cruz, Virgem e Mártir (1891-1942)

Religiosa da Ordem dos Carmelitas Descalços, nascida e educada na religião judaica, depois de ter ensinado filosofia durante alguns anos entre numerosas tribulações, recebeu no Batismo uma vida nova em Cristo, prosseguindo-a sob o véu das virgens consagradas, até que, sob um nefasto regime hostil à dignidade humana e cristã, foi exilada e encarcerada no campo de concentração de Auschwitz, onde foi morta numa câmara de gás.

8 de agosto São Domingos de Gusmão, Presbítero (1170-1221)

Nasceu em Caleruega (Espanha) cerca do ano 1170. Estudou Teologia em Palência e foi nomeado cônego da Igreja de Osma. Por meio da sua pregação e do exemplo da sua vida, combateu com grande êxito a heresia dos Albigenses. Para continuidade desta obra, reuniu companheiros e fundou a Ordem dos Pregadores. Morreu em Bolonha no dia 6 de agosto de 1221.

7 de agosto São Sisto II, Papa, e Companheiros Mártires († 258)

O Papa São Sisto, quando celebrava os santos mistérios e ensinava aos irmãos os mandamentos celestes, por força do edito do imperador Valeriano foi inesperadamente preso pelos soldados e degolado no dia seis de agosto; com ele sofreram o martírio quatro diáconos, que foram sepultados com o pontífice em Roma, no cemitério de Calisto, junto à Via Ápia. No mesmo dia também os santos Agapito e Felicíssimo, seus diáconos, padeceram o martírio no cemitério de Pretextato, onde também foram sepultados.

7 de agosto São Caetano de Thiene, Presbítero (1480-1547)

dedicou-se piedosamente a obras de caridade, especialmente em favor dos enfermos incuráveis, promoveu associações para a formação religiosa dos leigos e instituiu os Clérigos Regulares para a renovação da Igreja, recomendando aos seus discípulos a norma de imitar a primitiva vida apostólica.

6 de agosto Transfiguração do Senhor

Jesus Cristo, Filho Unigênito, em quem o Eterno Pai pôs toda a sua complacência, diante dos apóstolos Pedro, Tiago e João, com o testemunho da lei e dos profetas, manifestou a sua glória, para significar que a nossa humilde condição de servos por Ele assumida foi pela graça gloriosamente renovada, e proclamar até aos confins da terra que a imagem de Deus, plasmada no homem criado, embora corrompida em Adão, foi restaurada em Cristo.

Últimas transmissões no YouTube