Notícias Recentes

5 de agosto Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior

Há em Roma quatro igrejas patriarcais, em que o Papa oficia em diferentes festas. São as basílicas de São João Latrão, São Pedro sobre o Monte Vaticano e Santa Maria Maior. Esta última ganha esse nome por ser, tanto em idade quanto em importância, a primeira das dedicadas a Deus em honra à Virgem Maria.

4 de agosto São João Maria Vianney, Presbítero (1786-1859)

Durante mais de quarenta anos exerceu de modo admirável o seu ministério na paróquia que lhe foi confiada na localidade de Ars, perto de Belley, na França, com a pregação assídua, a oração e o exemplo de penitência. Todos os dias explicava o catecismo aos mais pequenos e aos adultos, reconciliava os penitentes e com a sua ardente caridade, que hauria da sua fonte primordial, a Santíssima Eucaristia, resplandeceu de tal modo que difundiu os seus conselhos ao longe e ao largo e sapientemente conduziu muitos a Deus.

2 de agosto Servo de Deus Luso Barros de Matos (1906-1987)

Padre Luso Barros de Matos nasceu em 16 de dezembro de 1906, na cidade de Balsas, Maranhão. Foi o primeiro dos três filhos de Petronilha de Barros Matos e Prezilino de Araújo Matos. Órfão de pai ainda pequeno, foi criado pela mãe, que o ensinou desde cedo a pedir proteção a Santo Antônio, devoção que acompanhou Padre Luso por toda a vida.

3 de agosto Santa Lídia

Uma antiga tradição cristã a respeito do culto aos santos demonstra que Santa Lídia foi uma das primeiras santas a serem veneradas dentro da fé católica.

2 de agosto Servo de Deus Tomás Vaquero (1914-1992)

Dom Tomás Vaquero nasceu no dia 26 de março de 1914, em Pirassununga, São Paulo. Portador de espírito alegre e brincalhão, fazia anedotas com as situações simples do dia-a-dia. Ingressou no Seminário Menor de Campinas em 3 de fevereiro de 1930 e foi ordenado sacerdote em 12 de abril de 1941.

2 de agosto São Pedro Julião Eymard, Presbítero (1811-1868)

Depois de ter sido sacerdote diocesano e mais tarde membro da Sociedade de Maria, foi exímio apóstolo do mistério eucarístico e fundou novas Congregações, uma de clérigos e outra de religiosas, para venerarem e difundirem o culto do Santíssimo Sacramento. Morreu na localidade de La Mure, perto de Grenoble, na França, onde tinha nascido.

2 de agosto Santo Eusébio de Vercelli, Bispo (283-371)

Primeiro bispo de Vercelli, consolidou a Igreja em toda a região  do Piemonte, na atual Itália, e, por ter confessado a verdadeira fé do Concílio de Niceia, foi exilado pelo imperador Constâncio, primeiro para Citópolis, depois para a Capadócia e para a Tebaida; tendo regressado oito anos mais tarde à sua sede, trabalhou valorosamente para restaurar a fé contra os arianos.

1º de agosto Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja (1696-1787)

Insigne pelo zelo das almas, pelos seus escritos, pela sua palavra e pelo seu exemplo. Para promover a vida cristã do povo, dedicou-se à pregação e escreveu livros, especialmente sobre a moral, disciplina em que é considerado mestre eminente e, superando muitos obstáculos, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor para a evangelização das populações rurais. Eleito bispo de Santa Ágata dos Godos, empenhou-se intensamente neste ministério, que depois de quinze anos teve de deixar por causa de graves enfermidades, e passou o resto da sua vida em Nócera dei Pagáni, na Campânia, suportando grandes sofrimentos e dificuldades.

Últimas transmissões no YouTube