
Academia Brasileira de Hagiologia elege dois novos membros
Academia Brasileira de Hagiologia elege dois novos membros No dia 26 de novembro de 2025, em assembleia geral específica para o processo eleitoral, a Academia

Academia Brasileira de Hagiologia elege dois novos membros No dia 26 de novembro de 2025, em assembleia geral específica para o processo eleitoral, a Academia

Nasceu na Espanha, em 1506; quando estudante em Paris, tornou-se companheiro de Santo Inácio. Foi ordenado sacerdote em Roma, em 1537, e dedicou-se às obras de caridade. Partindo em 1541 para o Oriente, durante dez anos evangelizou, incansavelmente, a Índia e o Japão, convertendo multidões à fé cristã. Morreu em 1552, na ilha chinesa de Sancião.

No dia 26 de novembro de 2025, em assembleia geral específica para o processo eleitoral, a Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI) elegeu dois novos membros (sócios efetivos) para o preenchimento de duas cadeiras vagas: Prof. Dr. Fábio do Vale e Padre Dilton Maria Pinto.

Santa Bibiana era natural de Roma. Flaviano, seu pai, foi preso, queimado no rosto com um ferro aquecido e banido para Acquapendente, onde veio a falecer alguns dias mais tarde, devido aos ferimentos; sua mãe, Dafrosa, foi algum tempo depois decapitada. Bibiana e sua irmã Demétria, após a morte dos pais, foram despidas de tudo que possuíam no mundo e sofreram muito com a pobreza.

Sacerdote e soldado, explorador do deserto do Saara e estudioso da língua e cultura tuaregue, assassinado em uma emboscada aos 58 anos.

André, nascido em Betsaida, foi primeiramente discípulo de João Batista; seguiu a Cristo e levou à presença deste Pedro. Junto com Filipe, apresentou a Cristo os pagãos e indicou o rapaz que levava pães e peixes. Narra-se que, depois de Pentecostes, pregou o Evangelho em muitas regiões e foi crucificado na Acaia.

Segundo a tradição, no tempo do mesmo imperador Décio, foi detido pelos pagãos no Capitólio de Toulouse, na Gália Narbonense, na atual França, e arremessado do alto do edifício pelas escadas, de modo que, fraturada a cabeça e dilacerado todo o corpo, entregou a sua alma a Cristo.

Santa Catarina Labouré nasceu na França, em uma família de camponeses muito numerosa e viveu entre os anos de 1806 e 1876. Ela foi, desde a infância, uma piedosa cristã, buscando sempre jejuar, comungar e servir através do trabalho doméstico. Catarina ingressou na Congregação das Filhas da Caridade, fundada por São Vicente de Paulo, onde vivenciou inúmeras experiências místicas e visões. A Virgem Maria a visitou e lhe confiou a missão de propagar as medalhas milagrosas, destinadas a alcançar milhões de almas em todo o mundo.

As aparições de Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa ocorreram em 1830, em Paris, a Santa Catarina Labouré, religiosa da Companhia das Filhas da Caridade. Ao longo de três aparições divinas, a Virgem compartilhou mensagens e revelações que moldariam o curso dessa devoção mariana.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.