Notícias Recentes

23 de julho Santa Brígida de Suécia, Religiosa (1302-1373)

Contraindo matrimônio na Suécia com o senador Ulf, educou piamente os seus oito filhos e exortava o próprio esposo com as palavras e o exemplo à vida de piedade. Após a da morte do esposo, fez várias peregrinações aos Lugares Santos e morreu em Roma, deixando vários escritos sobre a reforma da Igreja, na sua cabeça e nos seus membros, e tendo lançado os fundamentos da Ordem do Santíssimo Salvador.

22 de julho Santa Maria Madalena, Apóstola dos Apóstolos

Liberta de sete demônios pelo Senhor, se tornou sua discípula, seguindo-O até ao monte Calvário e, na manhã da Páscoa, mereceu ser a primeira a ver o Salvador ressuscitado de entre os mortos e levar aos outros discípulos o anúncio da ressurreição.

20 de julho Servo de Deus Cícero Romão Batista (1844-1934)

Padre Cícero Romão Batista nasceu em Crato – Ceará, no dia 24 de março de 1844. Um fato importante marcou a sua infância: o voto de castidade, feito aos 12 anos. A inesperada morte de seu pai, vítima de cólera-morbo, em 1862, o obrigou a interromper os estudos. Em 1865, ingressou no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Foi ordenado no dia 30 de novembro de 1870, em Fortaleza.

20 de julho Santo Apolinário de Ravena, Bispo e Mártir

Apolinário, o primeiro Bispo de Ravena, segundo a tradição, teria sua origem no Oriente. A mando do próprio Apóstolo Pedro, de quem foi discípulo, foi enviado para converter os pagãos nas terras ao norte do Império Romano.

Membros da Academia Brasileira de Hagiologia participam do 1º Encontro Nacional de Postuladores das Causas dos Santos no Brasil

Entre os dias 14 e 17 de julho, na Casa Dom Luciano Mendes, em Brasília, aconteceu o 1º Encontro de Nacional de Postuladores das Causas dos Santos no Brasil. O evento contou com 70 participantes, entre os quais 4 membros da Academia Brasileira de Hagiologia: José Luís Araújo Lira (Fundador e Presidente de Honra), Dom André Alves dos Santos, OSB (Presidente), Pe. Danilo Rubia Soares e Frei Jociel João Gomes da Silva, OFMCap.

19 de julho Santa Macrina, a Jovem, Virgem (327-379)

Santa Macrina nasceu no ano 327 na cidade do Ponto, na Grécia. Era a mais velha dentre os dez filhos de São Basílio, o Velho, e Santa Amélia. Criada nos mais elevados sentimentos de piedade, após a morte do pai consagrou sua virgindade por voto a Deus, e tornou-se uma grande auxiliar de sua mãe na educação de seus irmãos. São Basílio, o Grande, São Pedro de Sebaste, São Gregório de Nissa e outros aprenderam com Santa Macrina seu precoce desprezo pelo mundo, seu temor ante as tentações, e sua dedicação à oração e à Palavra de Deus. Ela induziu a mãe a concordar com a fundação de dois mosteiros, um masculino e outro feminino, próximo a Ibora, no Ponto. O dos homens foi governado por São Basílio e por São Pedro. Para o mosteiro das mulheres, Santa Macrina escreveu uma regra com admirável prudência e piedade, e estabeleceu ali o amor e o espírito da mais universal pobreza, bem como o desapego do mundo, a mortificação, a humildade, e a constante oração e cântico de louvor.

18 de julho São Bartolomeu dos Mártires Fernandes, Bispo (1514-1590)

São Bartolomeu nasceu em Lisboa, em maio de 1514. Foi educado na Corte portuguesa com muito requinte, recebeu sólida formação humanística e cristã. Cedo decidiu pela vida religiosa, ingressando na Ordem dos Dominicanos em 1528. Fez o noviciado no convento de Lisboa, onde se diplomou em Filosofia e Teologia. Desde sua graduação, em 1538, foi professor nos vários conventos da capital da Corte, função que exerceu durante vinte anos.

17 de julho Bem-aventurado Inácio de Azevedo e Companheiros Mártires († 1570)

O Bem-aventurado Inácio de Azevedo nasceu em 1526, em Porto, Portugual. Aos 22 anos ingressou na Companhia de Jesus. Foi ele o primeiro Reitor do Colégio de Santo Antônio em Lisboa, foi provincial de Portugal e foi o primeiro Reitor do Colégio de São Paulo, em Braga. Destacava-se pela penitência, oração e obras de misericórdia. Mas a sua grande paixão eram as missões.

Últimas transmissões no YouTube