Notícias Recentes

28 de outubro Santos Simão e Judas Tadeu, Apóstolos

A história silencia sobre a ação destes dois apóstolos. No Novo Testamento, São Simão é cognominado “zelota” (cananeu tem talvez o mesmo significado) (Mt 10,4; At 1,13), provavelmente porque era muito apegado à ideia teocrática e messiânica dos judeus, e animado da decidida oposição aos romanos. Armado com esse zelo, partiu para o combate contra a descrença e o pecado, e conquistou muitas almas para seu Divino Senhor.

27 de outubro São Frumêncio, Bispo († 383)

São Frumêncio era ainda criança quando seu tio, Merópio de Tiro, levou a ele e a seu irmão Edésio em uma viagem para a Etiópia. Durante o percurso, a embarcação parou em um determinado porto, e os bárbaros daquele país passaram toda a tripulação no fio da espada, exceto as duas crianças. Elas foram levadas ao rei, em Axuma, que, encantado com a esperteza e vivacidade dos dois meninos, dedicou atenção especial à sua educação. Não muito tempo depois, fez de Edésio seu copeiro, e de Frumêncio, o mais velho, seu tesoureiro e secretário de estado. No leito de morte, agradeceu-os por seus serviços prestados, e como recompensa lhes conferiu a liberdade.

26 de outubro Santo Evaristo, Papa e Mártir († 107)

Santo Evaristo foi eleito Papa por volta do ano 100, e governou a Igreja de Deus até o ano 107. De acordo com Santo Eusébio e Santo Irineu, Santo Evaristo foi o sucessor de São Clemente. Segundo o “Liber pontificalis”, era originário da Antioquia, sendo seu pai um judeu de Belém.

25 de outubro Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, Presbítero (1739-1822)

Nasceu em Guaratinguetá, São Paulo, em 1739. Ficou mais conhecido como Frei Galvão. Ao beatificá-lo, no dia 15 de outubro de 1998, São João Paulo II o caracterizou como um franciscano dedicado aos aflitos, doentes e escravos de sua época, e o chamou homem da paz e da caridade, ardoroso adorador da Eucaristia, mestre e defensor da caridade evangélica, prudente conselheiro da vida espiritual, doçura de Deus no meio do povo. Faleceu em São Paulo, 23 de dezembro de 1822. Foi canonizado pelo Papa Bento XVI em 11 de maio de 2007, em São Paulo, por ocasião de sua visita ao Brasil.

Padre Ângelo Angioni é Venerável

Na quinta-feira, 24 de outubro, o Santo Padre Leão XIV recebeu em audiência Sua Eminência o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos. Durante a audiência, o Sumo Pontífice autorizou o mesmo Dicastério a promulgar o decreto referente às virtudes heroicas do Padre Ângelo Angioni.

24 de outubro Santo Antônio Maria Claret, Bispo (1807-1870)

Nasceu em Sallent, Espanha, em 1807. Apóstolo do Evangelho, agraciado com inumeráveis dons, foi pároco na Catalunha, missionário nas ilhas Canárias, Arcebispo de Santiago de Cuba, conselheiro da coroa da Espanha, fecundo escritor popular e educador de almas. Fundou a Congregação dos Missionários do Coração Imaculado de Maria (Claretianos), em 1849. Vigoroso defensor dos oprimidos, sofreu por sua vez perseguições e atentados, aos quais resistiu em virtude de sua fé inabalável. Morreu em Fontfroide, França, em 24 de outubro de 1870.

24 de outubro Bem-aventurada Benigna Cardoso da Silva, Leiga e Mártir (1928-1941)

Mais conhecida como Menina Benigna, assassinada com apenas 13 anos por resistir às agressões sexuais de uma adolescente; heroína da castidade, cresceu como uma aluna devota e fiel, frequentando a Santa Missa e as atividades paroquiais. Também realizava tarefas domésticas, auxiliando as duas senhoras idosas que a adotaram.

23 de outubro São João de Capistrano, Presbítero (1386-1456)

Nasceu em Capistrano, Áquila, Itália, em 1386. Convertido ao ideal franciscano após trabalhosas vicissitudes no âmbito forense e político, iniciou o incessante ministério da pregação que o levou da Terra Santa aos Países Baixos e às regiões germânicas e eslavas. Por isso, mereceu ser chamado o apóstolo da Europa. Espírito inquebrantável, organizou os Menores Observantes, foi conselheiro de papas, trabalhou intensamente na defesa da fé e na renovação dos costumes também na Itália. Animou a resistência da cidade de Belgrado, sitiada pelos turcos, e concluiu sua vida com seu testemunho de missionário itinerante. Morreu em Ilok, Croácia, em 23 de outubro de 1456.

Últimas transmissões no YouTube