Notícias Recentes

26 de janeiro Santos Timóteo e Tito, Bispos

São Timóteo, de pai pagão e de mãe judeu–cristã, Eunice, foi discípulo e colaborador de São Paulo e por ele colocado à frente da comunidade eclesial de Éfeso. São Tito, também companheiro de São Paulo na atividade missionária, foi colocado na direção da Igreja de Creta. Os dois discípulos são destinatários de três cartas “pastorais” do apóstolo, que deixam entrever os primeiros elementos dos ministérios na Igreja.

25 de janeiro Conversão de São Paulo, Apóstolo

Esta festa, instituída na Gália no século VIII, por ocasião da transladação de algumas relíquias do Apóstolo, entrou no calendário romano pelo fim do século X. A conversão de São Paulo está na base de muitos e importantes elementos de sua doutrina, em particular do tema do poder da graça divina, capaz de transformar Saulo, perseguidor da Igreja, no Apóstolo por excelência. Esta conversão é certamente um dos mais importantes acontecimentos da história da Igreja, que deve a São Paulo a iniciativa da evangelização dos pagãos, e a primeira reflexão teológica sobre a mensagem cristã.

24 de janeiro São Francisco de Sales, Bispo e Doutor da Igreja (1567-1622)

São Francisco de Sales nasceu em Thorens, Sabóia, França, em 1567. Eleito Bispo de Genebra, Suíça, foi um dos grandes mestres de espiritualidade dos últimos séculos. Escreveu a “Introdução à Vida Devota” (Filoteia) e outras obras ascético-místicas. Nelas propõe uma vida de santidade acessível a todos e alicerçada inteiramente no amor a Deus, síntese de toda perfeição (Teótimo). Fundou, com Santa Joana Francisca de Chantal, a Ordem da Visitação. Com sua doçura e sabedoria pastoral, soube atrair para a Igreja muitos calvinistas. Faleceu em Lião, França, em 28 de dezembro de 1622. Foi sepultado em Annecy, onde tinha passado a maior parte de sua vida, a 24 de janeiro de 1623.

23 de janeiro Esponsais de Maria Santíssima e São José

Embora não esteja no calendário litúrgico universal, a festa é mantida por muitas ordens religiosas e calendários locais, e há um movimento para que seja incluída universalmente devido à sua importância para a compreensão do matrimônio cristão no mundo de hoje.

Papa reconhece virtudes heroicas de religiosa brasileira

Na quinta-feira, 22 de janeiro, o Santo Padre Leão XIV recebeu em audiência Sua Eminência o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos. Durante a audiência, o Sumo Pontífice autorizou o mesmo Dicastério a promulgar o decreto relativo às virtudes heroicas da Serva de Deus Madre Maria Imaculada da Santíssima Trindade.

22 de janeiro São Vicente, Diácono e Mártir († 304)

São Vicente, diácono na Igreja de Saragoça, Espanha, ofereceu a Cristo o sacrifício da vida em companhia de seu bispo Valério com quem tinha celebrado o sacrifício do altar, em Valença, por volta do ano 304. Ele é evocado na tradição patrística. Seu sepultamento é também lembrado aos 22 de janeiro no Martirológio Jeronimiano (séc. VI) e nos livros litúrgicos

21 de janeiro Santa Inês, Virgem e Mártir

Santa Inês, romana, não tinha ainda 16 anos quando foi posta diante da alternativa entre Cristo e sua vida terrena. Sem hesitação ela escolheu seu esposo celeste, com quem pelo martírio se encontrou para sempre como desejava. A história de seu martírio adquiriu grande popularidade e foi transmitida pelo Papa Dâmaso († 384), por Santo Ambrósio, Prudêncio e outros escritores eclesiásticos antigos. Segundo a “Depositio Martyrum” (354), sua memória celebra-se em Roma, no cemitério do mesmo nome, na Via Nomentana, aos 21 de janeiro. O nome de Santa Inês é lembrado no Cânon Romano.

20 de janeiro Madre Maria Imaculada da Santíssima Trindade, Mãezinha – Serva de Deus (1909-1988)

Madre Maria Imaculada da Santíssima Trindade, conhecida carinhosamente como Mãezinha, nasceu em Jacutinga – MG, em 8 de julho de 1909, mas viveu sua infância e adolescência em Maria da Fé – MG. Recebeu o nome de Maria Giselda Villela. De temperamento vivo, forte e determinado, mas dotada de um grande coração, era a alegria da família. Por volta de 1914, sofreu um coice de cavalo na região da virilha da perna esquerda. A ferida evoluiu para um tumor maligno, que a fez sofrer ao longo de toda a vida.

20 de janeiro São Sebastião, Mártir († 284)

São Sebastião, preferindo a fidelidade a Cristo a toda e qualquer honra civil e militar, foi excluído dos quadros do exército e morto na perseguição de Diocleciano, por volta do ano 300. Seu sepulcro está em Roma, nas catacumbas que levam seu nome. A “Depositio Martyrum” (354) o recorda aos 20 de janeiro.

Últimas transmissões no YouTube