Notícias Recentes

30 de maio Santa Joana d’Arc, Virgem e Mártir (1412-1431)

Nasceu em Domémy, em Lorena, França, em 6 de janeiro de 1412. Filha de camponeses, tinha 13 anos quando “ouviu” o misterioso convite para que fosse libertar a França, já quase toda dominada pelos ingleses. Somente quatro anos depois, aos 17 anos, é que, em obediência às vozes, deixou a casa paterna e partiu para Chinon. Com trajes masculinos e cabelos cortados apresentou-se a Carlos VII. Após muita hesitação, o rei confiou-lhe um pequeno exército. Joana d’Arc partiu então para Orléans, sitiada pelos ingleses. Assim que surgiu seu estandarte no campo de batalha, com a inscrição “Jesus, Maria”, logo levantou o cerco de Orléans e levou Carlos VII a ser coroado em Reims.

29 de maio Servo de Deus Inácio João Dal Monte (1897-1963)

Dom Frei Inácio João Dal Monte nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo, em 28 de agosto de 1897, filho de Luiz Dal Monte e Ângela Guglielmini. Órfão de pai ainda muito cedo, mudou-se com sua mãe para a Itália. Ali ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, a 15 de setembro de 1912, com apenas 15 anos de idade. Interrompeu seus estudos para servir como soldado do exército italiano, durante a Primeira Guerra Mundial.

29 de maio São Paulo VI, Papa (1897-1978)

João Batista Montini nasceu em Concesio, nas proximidades de Bréscia, em 26 de setembro de 1897, no seio de uma família católica, muito comprometida com a política e a sociedade. Em 1916, entrou para o seminário em Bréscia e, quatro anos depois, recebeu a ordenação sacerdotal. Foi enviado a Roma para continuar os estudos.

28 de maio São Germano de Paris, Bispo († 576)

São Germano nasceu no território de Autun por volta do ano 496. O início de sua vida foi atribulado. Sua mãe tentou abortá-lo. Uma tia quis envenená-lo, mas os planos frustraram-se. Isto graças à criada que se equivocou. Em vez de dar a Germano o copo de vinho envenenado, deu-o a Estratídio, seu primo e filho da mandante. Na juventude, destacava-se pelo seu ardor espiritual. Ao ser ordenado sacerdote, tornou-se Abade de São Sinforiano, mas em consequência de sua austeridade, os monges destituíram-no do cargo. Foi abençoado nessa época com os dons de milagres e profecia. Tinha o costume de permanecer em vigília grande parte da noite na igreja, em oração, enquanto os monges dormiam. Certa noite, em sonho, um venerável ancião lhe apresentou as chaves da cidade de Paris e lhe transmitiu que Deus entregava aos seus cuidados os habitantes daquela cidade, para que os salvasse da destruição. Quatro anos após este divino conselho, em 554, acontecendo de se encontrar em Paris quando a sé ficou vacante pelo falecimento do bispo Eusébio, acabou elevado à cátedra episcopal, embora lutasse com muitas lágrimas na recusa do cargo.

26 de maio São Filipe Néri, Presbítero (1515-1595)

São Filipe Néri foi de uma linhagem nobre de santos, elevados por Deus no século XVI para consolar e abençoar sua Igreja. Nasceu em Florença em 1515. Após uma infância de beleza angelical, o Espírito Santo o retirou de Florença, mostrando-lhe o mundo, para que pudesse livremente renunciá-lo. Vivaz, alegre e otimista por temperamento (tanto que mereceu o apelido de “Pippo buono” – Pipo bom), tentou várias profissões, entre as quais a de comerciante em São Germano, perto de Cassino, aos dezoito anos.

25 de maio São Gregório VII, Papa (†1085)

São Gregório VII era de família humilde e nasceu na Toscana. Chamava-se Hildebrando e foi educado em Roma. Dali, partiu para a França e se tornou monge Beneditino em Cluny. Depois voltou a Roma e por muitos anos preencheu altos postos da Santa Sé. Três grandes males então afligiam a Igreja: a simonia, o concubinato e o costume de receber investiduras de mãos leigas. Jamais deixou de lutar contra essas três corrupções. Como legado de Vítor II, realizou um concílio em Lyon, onde se condenou a simonia.

Últimas transmissões no YouTube