Notícias Recentes

28 de agosto Santo Agostinho de Hipona, Bispo e Doutor da Igreja (354-430)

Depois de uma vida inquieta, quer intelectual quer moralmente, se converteu à fé católica e foi batizado por Santo Ambrósio de Milão e, regressando à sua pátria, aí levou com alguns amigos uma vida ascética, consagrada a Deus e ao estudo da Escritura. Eleito depois Bispo de Hipona, hoje Annaba, na Argélia, durante trinta e quatro anos foi perfeito modelo do seu rebanho e deu-lhe uma sólida formação cristã por meio de numerosos sermões e escritos, com os quais combateu fortemente os erros do seu tempo e expôs com sabedoria a verdadeira fé.

Palestra Frei Gabriel, o Apóstolo da Caridade do Triângulo Mineiro

A Academia Brasileira de Hagiologia – ABRHAGI – tem a grata satisfação de convidar seus acadêmicos, sócios honorários, correspondentes, colaboradores e o público em geral para a palestra Frei Gabriel, o Apóstolo da Caridade do Triângulo Mineiro, a ser ministrada pelo Frei Glaicon G. Rosa, OFMCap.

27 de agosto Servo de Deus Luciano Mendes de Almeida (1930-2006)

Dom Luciano Mendes de Almeida nasceu no Rio de janeiro, em 5 de outubro de 1930, filho de uma tradicional família carioca, católica e de vasta bagagem cultural. Aos dezessete anos, foi para Nova Friburgo, Rio de Janeiro, e iniciou o noviciado no Colégio Anchieta, tradicional centro de formação dos jesuítas, onde também estudou retórica e fez o curso superior de filosofia. Por dois anos, lecionou no Seminário Menor dos Jesuítas, sob forma de estágio e, em 1955, foi enviado a Roma, com o fim de terminar sua formação.

27 de agosto Servo de Deus Hélder Pessoa Câmara (1909-1999)

Dom Hélder Pessoa Câmara nasceu em Fortaleza, Ceará, no dia 7 de fevereiro de 1909. Com 14 anos ingressou no Seminário da Prainha, em Fortaleza, onde cursou filosofia e teologia. Em 15 de agosto de 1931, com 22 anos de idade, foi ordenado sacerdote. E recebeu a tarefa de acompanhar os Círculos Operários Cristãos e a Juventude Operária Católica (JOC), onde contribuiu com a alfabetização de adolescentes pobres e ajudou na organização sindical de mulheres das camadas populares, como lavadeiras, passadeiras, empregadas domésticas e outras categorias.

27 de agosto Santa Mônica, Leiga (332-387)

A grandeza da santidade de Santo Agostinho influiu para que sua festa fosse precedida pela de sua santa mãe. A sua vida só é conhecida por nós através das “Confissões” do filho, que tem sobre ela páginas estupendas.

26 de agosto Bem-aventurado João Paulo I, Papa (1912-1978)

O Bem-aventurado João Paulo I, no século Albino Luciani, nasceu em 17 de outubro de 1912 em Forno di Canale, hoje Canale d’Agordo – Belluno, Itália, numa família humilde. Foi ordenado sacerdote em 7 de julho de 1935, exerceu o ministério pastoral primeiro como vigário paroquial, depois vice-reitor do seminário e professor e, a partir de 1954, vigário geral da diocese.

25 de agosto Servo de Deus Egídio Maria Moscini (1884-1976)

Frei Egídio Maria Moscini nasceu em Valentano, na Itália, em fevereiro de 1884. Em 1905, aos 21 anos, ingressou na Ordem dos Servos de Maria. Chegou ao Brasil em 1921, após uma viagem de cerca de três meses até Rio Branco, Acre, onde viveu por 20 anos. Em seguida, foi enviado para a cidade do Rio de Janeiro, onde serviu a Comunidade Religiosa dos Servos de Maria.

25 de agosto São Luís de França, Rei (1214-1270)

Tornou-se célebre pela sua fé ativa, quer em tempo de paz quer no decurso da guerra em defesa dos cristãos, pela justa administração do reino, pelo amor aos pobres e pela constância nas adversidades. Contraiu matrimônio e teve onze filhos, a quem deu uma excelente e piedosa educação. Para honrar a cruz, a coroa de espinhos e o sepulcro do Senhor, dedicou todos os seus bens, a sua força e a própria vida, até que, atingido pela peste no acampamento militar, morreu em Túnis, no litoral da África setentrional.

Últimas transmissões no YouTube