Notícias Recentes

10 de agosto São Lourenço, Diácono e Mártir († 258)

Desejando acompanhar o Papa Sisto também no martírio, como refere São Leão Magno, ao receber a ordem de entregar o tesouro da Igreja, mostrou ao tirano os pobres alimentados e vestidos com os bens recebidos em esmola; três dias depois do martírio de São Sisto, superou as chamas pela sua fé em Cristo, e os instrumentos do seu suplício converteram-se em insígnias do seu triunfo. O seu corpo foi sepultado em Roma, no lugar chamado Campo Verano, no cemitério que recebeu o seu nome.

9 de agosto Santa Teresa Benedita da Cruz, Virgem e Mártir (1891-1942)

Religiosa da Ordem dos Carmelitas Descalços, nascida e educada na religião judaica, depois de ter ensinado filosofia durante alguns anos entre numerosas tribulações, recebeu no Batismo uma vida nova em Cristo, prosseguindo-a sob o véu das virgens consagradas, até que, sob um nefasto regime hostil à dignidade humana e cristã, foi exilada e encarcerada no campo de concentração de Auschwitz, onde foi morta numa câmara de gás.

8 de agosto São Domingos de Gusmão, Presbítero (1170-1221)

Nasceu em Caleruega (Espanha) cerca do ano 1170. Estudou Teologia em Palência e foi nomeado cônego da Igreja de Osma. Por meio da sua pregação e do exemplo da sua vida, combateu com grande êxito a heresia dos Albigenses. Para continuidade desta obra, reuniu companheiros e fundou a Ordem dos Pregadores. Morreu em Bolonha no dia 6 de agosto de 1221.

7 de agosto São Sisto II, Papa, e Companheiros Mártires († 258)

O Papa São Sisto, quando celebrava os santos mistérios e ensinava aos irmãos os mandamentos celestes, por força do edito do imperador Valeriano foi inesperadamente preso pelos soldados e degolado no dia seis de agosto; com ele sofreram o martírio quatro diáconos, que foram sepultados com o pontífice em Roma, no cemitério de Calisto, junto à Via Ápia. No mesmo dia também os santos Agapito e Felicíssimo, seus diáconos, padeceram o martírio no cemitério de Pretextato, onde também foram sepultados.

7 de agosto São Caetano de Thiene, Presbítero (1480-1547)

dedicou-se piedosamente a obras de caridade, especialmente em favor dos enfermos incuráveis, promoveu associações para a formação religiosa dos leigos e instituiu os Clérigos Regulares para a renovação da Igreja, recomendando aos seus discípulos a norma de imitar a primitiva vida apostólica.

6 de agosto Transfiguração do Senhor

Jesus Cristo, Filho Unigênito, em quem o Eterno Pai pôs toda a sua complacência, diante dos apóstolos Pedro, Tiago e João, com o testemunho da lei e dos profetas, manifestou a sua glória, para significar que a nossa humilde condição de servos por Ele assumida foi pela graça gloriosamente renovada, e proclamar até aos confins da terra que a imagem de Deus, plasmada no homem criado, embora corrompida em Adão, foi restaurada em Cristo.

5 de agosto Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior

Há em Roma quatro igrejas patriarcais, em que o Papa oficia em diferentes festas. São as basílicas de São João Latrão, São Pedro sobre o Monte Vaticano e Santa Maria Maior. Esta última ganha esse nome por ser, tanto em idade quanto em importância, a primeira das dedicadas a Deus em honra à Virgem Maria.

4 de agosto São João Maria Vianney, Presbítero (1786-1859)

Durante mais de quarenta anos exerceu de modo admirável o seu ministério na paróquia que lhe foi confiada na localidade de Ars, perto de Belley, na França, com a pregação assídua, a oração e o exemplo de penitência. Todos os dias explicava o catecismo aos mais pequenos e aos adultos, reconciliava os penitentes e com a sua ardente caridade, que hauria da sua fonte primordial, a Santíssima Eucaristia, resplandeceu de tal modo que difundiu os seus conselhos ao longe e ao largo e sapientemente conduziu muitos a Deus.

2 de agosto Servo de Deus Luso Barros de Matos (1906-1987)

Padre Luso Barros de Matos nasceu em 16 de dezembro de 1906, na cidade de Balsas, Maranhão. Foi o primeiro dos três filhos de Petronilha de Barros Matos e Prezilino de Araújo Matos. Órfão de pai ainda pequeno, foi criado pela mãe, que o ensinou desde cedo a pedir proteção a Santo Antônio, devoção que acompanhou Padre Luso por toda a vida.

Últimas transmissões no YouTube