Notícias Recentes

10 de maio São Damião de Molokai, Presbítero (1840-1889)

Nasceu em Tremelo, Bélgica. Em 1859 ingressou no noviciado da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Influenciado pelo irmão, que quis ser missionário em terras distantes, ele também resolveu ir para lugares de missão. Obteve a permissão de mudar-se para o arquipélago do Havaí. Chegou, assim, a Honolulu, que é capital das ilhas. Ali recebeu a ordenação presbiteral e começou a dedicar-se particularmente aos enfermos.

9 de maio São Pacômio, Abade (292-348)

Nasceu no Alto Egito, no ano 292, de pais pagãos. Engajado à força no exército imperial com a idade de vinte anos, acabou prisioneiro em Tebas com todos os recrutas. Protegidos pela escuridão, alguns cristãos levaram-lhes comida. O gesto dos desconhecidos comoveu Pacômio, que lhes perguntou quem os havia levado a fazer aquilo. “O Deus dos céus”, foi a resposta dos cristãos. Naquela noite Pacômio orou ao Deus dos cristãos pedindo que o livrasse das correntes, comprometendo-se em troca dedicar-lhe a própria vida ao seu serviço. Obtida a liberdade, cumpriu a promessa agregando-se a uma comunidade cristã de um povoado do sul, o atual Kasr-es-Sayad, onde teve a instrução necessária ao batismo.

8 de maio São Vítor, o Mouro, Mártir († 303)

São Vítor, o Mouro, era africano natural da Mauritânia. Cristão desde criança, quando adulto ingressou no exército do imperador Maximiano. Quando este desejou sufocar uma rebelião na Gália, atual França, recrutou, então, um grande contingente de homens do Oriente e do norte da África. O destacamento que Vítor fazia parte se estabeleceu em Milão, na Itália. Entretanto o imperador exigia que todos os soldados, antes de irem para a batalha, oferecessem sacrifícios aos deuses pagãos do império. Os que se recusavam eram condenados à morte. Pois Vítor se recusou, mantendo e reafirmando sua fé cristã a cada ordem recebida nesse sentido. Ele foi levado ao tribunal e interrogado. Confessou novamente sua doutrina, entretanto, renovando sua lealdade ao imperador, quanto às ordens militares. O soldado Vítor, mesmo assim, foi encarcerado, permanecendo por seis dias sem comida e sem água.

7 de maio Venerável Serva de Deus Antonieta Farani (1906-1963)

Filha de imigrantes italianos, Irmã Antonieta, nasceu em Curitiba, Paraná, aos 29 de julho de 1906, recebendo o nome de Maria Concetta Farani. Aos 6 anos perdeu o pai e com ele todos os bens, as amizades e até a possibilidade de continuar a frequentar a escola. Sua mãe foi vítima de um golpe orquestrado pelo próprio cunhado e a esposa, que solicitaram que assinasse um documento, que considerava ter seu marido uma enorme dívida, o que fez a família perder toda a riqueza até então acumulada.

7 de maio Santa Flávia Domitila, Mártir

Santa Flávia Domitila era sobrinha de Flávio Clemente, que era então um dos cônsules de Roma. Nesta época, os cristãos que não adoravam os deuses romanos eram considerados ateus. O imperador Domiciano emplacou uma séria perseguição aos cristãos.

6 de maio São Domingos Sávio, Leigo (1842-1857)

São Domingos Sávio nasceu em 2 de abril de 1842, em Riva, na Itália. Era filho de pais muito pobres, um ferreiro e uma costureira, cristãos muito devotos. Ao fazer a Primeira Comunhão, com sete anos, jurou para si mesmo o que seria seu modelo de vida: “Antes morrer do que pecar”. Cumpriu-o integralmente enquanto viveu.

5 de maio Serva de Deus Maria de Lourdes Guarda (1926-1996)

A Serva de Deus Maria de Lourdes Guarda nasceu em 22 de novembro de 1926, em Salto, São Paulo. Com 18 anos, já lecionava no Colégio da Congregação das Filhas de São José do Caburlotto, em Salto, e sonhava seguir os passos de sua irmã na vida religiosa. Porém, antes era preciso tratar de um problema de saúde em sua coluna, lesão que lhe causava muitas dores.

5 de maio Santo Ângelo, Presbítero e Mártir († 1225)

Filho de pais judeus, era natural de Jerusalém. Sendo convertido à fé, abraçou a vida austera de certos anacoretas nas margens do Jordão. Dali, passou aos eremitas do deserto do Monte Carmelo. Ao que tudo indica, estava na companhia deles quando o Santo Alberto redigiu-lhes uma regra no ano de 1206; tornou-se um dos primeiros frades daquela sagrada ordem.

Últimas transmissões no YouTube