Notícias Recentes

3 de maio Santos Filipe e Tiago Menor, Apóstolos

São Filipe, discípulo do São João Batista, foi um dos primeiros discípulos do Senhor (Jo 1,43). Originário de Betsaida, como os outros discípulos que então se uniram a Cristo, devia pertencer a uma comunidade helenizada, como faz supor seu relacionamento com os pagãos (Jo 12,20-30).

2 de maio Santo Atanásio, Bispo e Doutor da Igreja (295-373)

Nasceu no Egito, em 295, e desde a juventude era piedoso, culto e profundamente versado nas Sagradas Escrituras, como cabia a quem Deus escolhera para ser o defensor de sua Igreja contra a heresia ariana. Embora apenas um diácono, foi escolhido pelo bispo para acompanhá-lo ao Concílio de Nicéia, em 325, e atraiu a atenção de todos pelo conhecimento e habilidade com que defendia a fé. Alguns meses depois, tornou-se Patriarca de Alexandria, e por 46 anos suportou, muitas vezes quase sozinho, todo o peso do ataque ariano. Com a recusa do santo em readmitir Ário à comunhão católica, o imperador ordenou que o Patriarca de Constantinopla o fizesse em seu lugar. O miserável heresiarca prestou então um juramento segundo o qual sempre crera na fé da Igreja, e o patriarca, depois de inutilmente lançar mão de todos os meios para demover o imperador, recorreu ao jejum e à oração, para que Deus livrasse a Igreja de tão terrível sacrilégio. Chegado o dia da solene entrada de Ário no grande templo de Santa Sofia, o heresiarca e seu grupo se dirigiram para lá felizes e triunfantes. Mas antes que chegassem à igreja, a morte o golpeou de maneira súbita e terrível, e assim se evitou o temido sacrilégio.

1º de maio São José Operário

Em 1955, O Papa Pio XII instituiu a festa de São José Operário, para dar um protetor aos trabalhadores e um sentido cristão à festa do trabalho. São José, esposo de Maria, era carpinteiro. Ao propô-lo como modelo e protetor dos operários, a Igreja quer que todos reconheçam a dignidade do trabalho e que o trabalhador seja respeitado enquanto pessoa humana e colaborador de Deus na obra da criação: Por Cristo, único Mediador.

30 de abril São Pio V, Papa (1504-1572)

Frade dominicano desde os quinze anos, Miguel Ghislieri, fosse como simples monge, inquisidor, bispo e cardeal, ganhou fama pela intrépida defesa da fé e da disciplina da Igreja, e pela vida casta e imaculada. Sua primeira preocupação como Papa foi reformar a corte e capital romana pelo impecável exemplo de seu próprio gabinete e pela severa punição dos infratores.

29 de abril Santa Catarina de Sena, Virgem e Doutora da Igreja (1347-1380)

Nasceu em Sena, no dia 25 de março de 1347. Na Europa, a peste negra e as guerras semeavam o pânico e a morte. A Igreja sofria por suas divisões internas e antipapas (chegaram a existir três papas simultaneamente). Desejando seguir o caminho da perfeição, aos 15 anos Catarina ingressou na Ordem Terceira de São Domingos.

28 de abril São Pedro Chanel, Presbítero e Mártir (1803-1841)

Nasceu na França, em Cuet, a 12 de julho de 1803. Aos doze anos, seguindo os conselhos do seu zeloso pároco, iniciou os estudos no seminário. Foi-lhe concedido entrar, em 1824, no Seminário Maior de Bourg, onde recebeu, três anos depois, a ordenação sacerdotal. Gostaria de ter partido logo para as terras de missão, mas o seu bispo estava com muita carência de padres. Foi vigário de Amberieu e de Gex, unindo-se a um grupo de sacerdotes diocesanos, os Maristas, que traduziam no próprio âmbito paroquial o ideal missionário. Dedicou ao ministério das povoações rurais e à instrução das crianças.

28 de abril Santa Gianna Beretta Molla, Leiga (1922-1962)

Nasceu no dia 4 de outubro de 1922, na cidade de Magenta, Itália, onde cresceu e se formou médica cirurgiã, com especialização em pediatria, concluída 1952. Porém preferiu exercer clínica geral, atendendo especialmente os velhos abandonados e carentes.

Últimas transmissões no YouTube