Notícias Recentes

22 de abril São Sotero, Papa († 175)

São poucas as informações biográficas sobre São Sotero. Foi Papa entre 166 e 175, período em que ser cristão era muito difícil e perigoso. Ele foi eleito o sucessor do Papa Aniceto, que morreu em 165. Nasceu na cidade de Fondi, na Campânia, Itália, e seu pai se chamava Concórdio.

21 de abril Santo Anselmo de Cantuária, Bispo e Doutor da Igreja (1033-1109)

Nasceu em Aosta, no Piemonte, em 1033. Educado pelos beneditinos, quis abraçar a vida monástica. Diante da oposição do pai, desistiu momentaneamente da ideia. Aos 20 anos, perante a impertinência do pai, pegou um burro e um criado e fugiu da casa paterna. Aventurou-se pela Borgonha, França e Normandia. Sempre sedento de conhecimentos, aos 27 anos ingressou no mosteiro de Bec, com a firme decisão de tornar-se monge e levar uma vida austera e despojada. Era o ano 1060. Foi nomeado Abade de Bec e mais tarde Arcebispo de Cantuária. Era o ano 1090.

Sábado Santo

Como a semente confiada à terra, Cristo “repousa” no sepulcro, à espera da ressurreição. A Igreja vela junto ao túmulo do seu Senhor, participando do seu mistério; de fato, ela também espera a ressurreição no último dia, o grande “dia do Senhor”.

19 de abril Santo Expedito, Mártir

Santo Expedito foi comandante da XII Legião Romana, também chamada de Legião Fulminante (ou “fulminata”, em latim), com um efetivo de 6.821 homens. Estavam sediados em Melitene na Armênia.

Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

Hoje é Sexta-feira Santa e toda a Igreja se une em luto e espírito penitencial para comemorar a Paixão e Morte do Senhor.

A liturgia de hoje, na sua riqueza, oferece momentos intensos para poder aprofundar o mistério do sacrifício de Cristo.

18 de abril Bem-aventurada Maria da Encarnação Avrillot, Viúva (1565-1618)

Nasceu em Paris, no dia 1º de janeiro de 1565. Seu nome de batismo era Bárbara. Casou-se aos 16 anos com um rico senhor, chamado Pedro Acário, e foi mãe de seis filhos. Passou por várias atribulações e aflições de espírito. Seu marido foi exilado, seus bens confiscados. Tomou a defesa do marido, não se detendo até provar a inocência dele. Educou os filhos no amor à verdade, no respeito e no serviço aos mais pobres e desvalidos. Ensinou-os a viver de maneira simples, sóbria, modesta e temente a Deus. Ensinou-lhes também o espírito de sacrifício e a força de vontade perante as dificuldades. E o fez mais com seu exemplo do que com palavras: os infelizes, os aflitos, os doentes, os encarcerados encontraram nela amparo e proteção.

Ceia do Senhor – Lava Pés

A Páscoa é o centro da vida e da fé dos cristãos. Trata-se da passagem da morte para a vida, da ausência para a presença, do Amor em plenitude.

A Quinta-feira Santa é a “porta de entrada” para o Tríduo Pascal, ou seja, é o “início” do período mais importante da Semana Santa, quando comemoramos a Paixão, a Morte e a Ressurreição de nosso Senhor.

Últimas transmissões no YouTube