Notícias Recentes

Sagrado Coração de Jesus

A Igreja celebra hoje a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, por pedido explícito do próprio Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque: “Peço que na primeira sexta-feira depois da oitava de “Corpus Christi”, se celebre uma Festa especial para honrar meu Coração, e que se comungue nesse dia para pedir perdão e reparar os ultrajes por ele recebidos durante o tempo que permaneceu exposto nos altares”, disse o Senhor a Santa Margarida, em junho 1675. “Prometo-te que o meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada”, acrescentou.

27 de junho Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Pouco se sabe a respeito da autoria artística do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, apesar de conhecidíssimo pelos católicos do mundo inteiro. Segundo especialistas, há forte indício que o artista seja grego, pois as inscrições estão neste idioma. Esta pintura deve ter sido executada no período compreendido entre os séculos XIII e XIV. A tradução das quatro letras gregas na parte superior da tela significa “Mãe de Deus”. No quadro, o Menino Jesus, ao colo de Nossa Senhora contempla um dos anjos, que respectivamente seguram na mão instrumentos prefigurativos dos sofrimentos futuros, da Paixão e Morte do Salvador: lança, vara com a esponja, o cálice com fel, cruz e cravos. O quadro é composto de significativos detalhes. O Menino Jesus, amedrontado com a visão dos Arcanjos Miguel e Gabriel segurando os referidos instrumentos, busca socorro no colo seguro da Mãe, já que uma das sandálias lhe resta ao pé esquerdo, dependurada só pelo cadarço. Maria o acolhe maternalmente e nos olha com olhar terno, ao mesmo tempo triste, como sinal de apelo à humanidade pelos pecados, causa do sofrimento do seu Filho. A tradução das letras gregas acima do ombro do Menino, significam “Jesus Cristo”. Segundo tradições orientais, o quadro, uma pintura em estilo bizantino, é uma reprodução de uma pintura feita por São Lucas, que além de escritor, era também pintor.

26 de junho Santos João e Paulo de Roma, Mártires († 362)

Os Santos João e Paulo eram irmãos. Deram testemunho de sua fé durante a perseguição de Juliano, o Apóstata, em junho de 362. Eram ricos, e tudo indica que haviam sido oficiais da guarda imperial. Renunciaram aos cargos e se recolheram em sua propriedade no Monte Célio, dedicando-se à oração e ao serviço dos necessitados.

25 de junho São Próspero de Aquitânia, Monge (390-463)

São Próspero nasceu na Aquitânia (França) no ano de 390. Suas obras demonstram que na juventude se dedicou a todos os ramos do conhecimento, mundano ou sagrado. Por conta de sua castidade e santidade, era chamado por seus contemporâneos de santo e venerável homem.

25 de junho São Guilherme de Vercelli, Abade (1085-1142)

São Guilherme nasceu em Vercelli, no ano de 1085, de uma rica família da nobreza francesa. Tendo perdido pai e mãe na infância, foi criado pelos amigos com grandes aspirações de piedade. Aos quinze anos, vestiu o hábito monástico, fez peregrinações pela Europa visitando os santuários mais famosos. Última meta de sua peregrinação devia ser a Terra Santa, mas foi desaconselhado por São João de Matera, a quem havia visitado, e também porque os ladrões lhe haviam dado grande surra.

24 de junho Natividade de São João Batista

O nascimento de São João Batista foi predito por um anjo do Senhor ao seu pai, Zacarias, enquanto este oferecia incenso no templo. Foi a missão de São João aplainar o caminho para Cristo, e antes de vir ao mundo já começara a viver pelo Deus encarnado. Ainda no útero, sentiu a presença de Jesus e Maria e pulou de alegria à feliz visita do Filho do Homem. Na juventude, permaneceu oculto, pois aquele por quem esperava também se ocultava.

Últimas transmissões no YouTube