Notícias Recentes

22 de junho Santos João Fisher, Bispo, e Tomás More, Mártires († 1535)

Nascido em Yorkshire, estudante, depois professor e chanceler da Universidade de Cambridge, João Fisher, homem de grande cultura, tornou- se Bispo de Rochester. Distinguiu-se pela pobreza, piedade, vida austera, zelo pastoral e pela fé intrépida manifestada em seus notáveis escritos contra as heresias da época.

21 de junho Santo Atto de Pistoia, Bispo († 1153)

Nascido por volta do ano 1075, provavelmente na Toscana (uma tradição o diz espanhol), fez a profissão monástica em Valombrosa durante o abaciado de São Bernardo dos Uberti. A sua piedade e a sua força de caráter fizeram com que, por volta do ano 1120, fosse chamado a desempenhar o encargo de Abade Geral dos Valombrosanos.

21 de junho São Luís Gonzaga, Religioso (1568-1591)

São Luís Gonzaga, filho mais velho de Fernando Gonzaga, Marquês de Castiglione, nasceu em 9 de março de 1568. As primeiras palavras que pronunciou foram os santos nomes de Jesus e Maria. Com a idade de cinco anos, ele já vestia uma couraça, com escudo, capacete, cinturão e espada e marchava atrás do exército do pai, aprendendo dos rudes soldados o uso das armas e o seu vocabulário. Um dia aproveitou-se até da distração de um sentinela para pôr fogo a uma pequena peça de artilharia. Mas aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes.

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Uma das maiores solenidades da Igreja Católica faz homenagem à Eucaristia e traz o seu nome em latim: Corpus Christi que, literalmente, significa “Corpo de Cristo”. A comemoração foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 11/08/1264, e é também recomendada pelo Código de Direito Canônico (cân. 944). Ela acontece sempre na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que se celebra no domingo depois de Pentecostes, 60 dias depois da Páscoa.

19 de junho São Romualdo, Abade († 1027)

O Abade Romualdo, pai dos monges Camaldulenses, desde muito jovem mostrou forte inclinação à vida solitária e à oração, embora vivendo no meio de várias tentações e exemplos de mundanismos, uma vez que era filho do duque de Ravena. Nasceu na Toscana e viveu no final do século X e início do século XI. Reformador da vida monástica, chegou à vida religiosa marcado por um triste acontecimento: seu pai matara em duelo um parente.

18 de junho São Gregório Barbarigo, Bispo (1625-1697)

São Gregório Barbarigo nasceu em Verona, Itália, em 1625, dentro de uma família nobre, que proporcionou a ele uma formação intelectual muito boa e também integral. No meio dos estudos ele se tornou um diplomata europeu e, ali, dava testemunho de Igreja e Cristianismo. Em 1648, acompanhou o embaixador de Veneza, Contarini, às negociações realizadas em visa do Tratado de Vestefália, que colocaria um ponto final na sangrenta Guerra dos Trinta Anos. Em Münster travou conhecimento com Fábio Chigi, núncio apostólico. Eleito Papa com o nome de Alexandre VII, Fábio Chigi nomeou Gregório Barbarigo cônego de Pádua e prelado da Casa Pontifícia (1655). Com o surto da peste, o Papa confiou-lhe a coordenação da assistência aos doentes, cujo encargo assumiu e realizou com muito amor e dedicação.

17 de junho Santo Alberto Chmielowski, Religioso (1845-1916)

Nasceu a 20 de agosto de 1845, em Igolomia, Polônia. Foi batizado a 26 desse mês, com o nome de Adão Hilário Bernardo. A família era abastada. Aos sete anos, perdeu o pai. A mãe mudou-se para Varsóvia, onde Adão prosseguiu os estudos, primeiro na escola de cadetes, depois no instituto de agronomia, para melhor se dedicar à sua lavoura.

Últimas transmissões no YouTube