Notícias Recentes

22 de março Santa Léia, Viúva († 384)

O que sabemos sobre Santa Léia chegou-nos pelos escritos de São Jerônimo. Ela fazia parte do círculo das nobres mulheres romanas, que tinham como mestre de Sagrada Escritura a São Jerônimo. Jovem ainda ficou viúva e não mais quis casar-se. Retirou-se para um mosteiro em Roma, do qual veio a ser superiora. Segundo Jerônimo, vivia com extrema simplicidade e desprendimento. Deixou de lado a vaidade, as pérolas e o rico mobiliário e trocou as vestimentas nobres por vestidos de saco.

21 de março Trânsito de São Bento (480-547)

São Bento nasceu em Núrsia, na Úmbria, por volta do ano 480. Após concluir seus estudos em Roma, retirou-se para o Monte Subíaco e se entregou à oração e à penitência. É o fundador do célebre Mosteiro do Monte Cassino. Escreveu ali a sua famosa Regra. É considerado o pai do monaquismo no Ocidente.

20 de março Bem-aventurado Ambrósio de Sena, Presbítero (1220-1287)

O Bem-aventurado Ambrósio nasceu em Sena, em 16 de abril de 1220, na nobre família de Sansedoni. Quando tinha cerca de um ano de idade, o foi curado de uma deformidade congênita. Quando criança e jovem, ele era conhecido por seu amor à caridade, exercido especialmente para com os peregrinos, os doentes em hospitais e os prisioneiros.

19 de março São José, Esposo da Bem-aventurada Virgem Maria

São José pertencia por nascimento à família real de Davi, mas vivia em humilde discrição como carpinteiro quando Deus o elevou à mais alta santidade, formando-o para ser o esposo de sua Virgem Mãe e pai adotivo e guardião do Verbo Encarnado. São José, diz a Sagrada Escritura, era um homem justo (Mt 1,19); inocente e puro, como convém ao esposo de Maria; gentil e carinhoso, como alguém digno de ser chamado pai de Jesus; prudente e amante do silêncio, como cabia ao mestre do lar sagrado; acima de tudo, fiel e obediente aos chamados divinos.

18 de março São Cirilo de Jerusalém, Bispo e Doutor da Igreja (315-386)

São Cirilo nasceu em 315 e foi educado em Jerusalém. Em 345 foi ordenado sacerdote e, em 348, Bispo de Jerusalém. Foi um ardoroso defensor da fé contra os ataques do arianismo. Por três vezes foi exilado pelos imperadores Constâncio e Valente. Participou do III Concílio Ecumênico de Constantinopla. Seu último exílio foi o mais duro e cruel, obrigando-o, por onze anos, a vagar pelas cidades da Ásia e outras regiões do Oriente. Dos 27 anos em que esteve à frente da Igreja de Jerusalém, 16 anos ele os passou no exílio.

16 de março Servo de Deus Inácio Martínez Madrid (1902-1942)

O Servo de Deus Inácio Martínez Madrid nasceu em Baños de Valdearados, Burgos, Espanha, em 31 de julho de 1902. Aos doze anos de idade, ingressou na Ordem dos Agostinianos Recoletos, em Ágreda, na província de Sória. Fez o noviciado em Berlanga de Duero e emitiu os votos religiosos em 21 de setembro de 1918.

16 de março São Torello, Eremita (1202-1282)

São Torello nasceu a 16 de março de 1202 em Poppi, na Toscana. Educado no temor de Deus, até os dezoito anos, sob a vista dos pais, levou vida piedosa. Órfão, fez-se amigo de vários jovens de maus costumes, e depravou-se, surdo ao chamamento dos que o amavam verdadeiramente.

15 de março São Longuinho, Mártir

São Longuinho viveu no primeiro século, e dele muito se falou e escreveu, sendo encontrado em todos os registros contemporâneos da Paixão de Cristo. Existem citações sobre ele nos evangelhos, epistolas dos Santos Padres, e martirológios tanto orientais como nos ocidentais. Estes relatos levaram a uma combinação de diferentes situações, mas, em todas foi identificado como um soldado centurião presente na cena da crucificação.

Últimas transmissões no YouTube