Notícias Recentes

29 de dezembro São Tomás Becket, Bispo e Mártir (1117-1170)

São Tomás Becket nasceu em Londres, Inglaterra, por volta do ano 1118. Homem de governo e de grande integridade moral, foi chanceler de Henrique II e, depois, Arcebispo de Cantuária (1162). Resoluto defensor da liberdade da Igreja contra as ingerências do poder civil, enfrentou muitas provações e o exílio na França durante seis anos. Repatriado, sofreu o martírio em sua própria catedral, em 29 de dezembro de 1170.

Sagrada Família, Jesus, Maria e José

O período do Natal nos leva a meditar sobre a Sagrada Família de Nazaré, exemplo para todas as famílias cristãs. Cristo quis entrar em nossa história pela porta da família, para resgatá-la dos estragos que o pecado original deixou também nela e santificá-la.

28 de dezembro Santos Inocentes, Mártires

Os Santos Inocentes, que dão testemunho de Cristo, não com palavras, mas com o sangue, lembram-nos que o martírio é dom gratuito do Senhor. As vítimas imoladas pela ferocidade de Herodes pertencem, juntamente com Santo Estêvão e com o evangelista São João, ao cortejo do rei messiânico e lembram a eminente dignidade das crianças na Igreja. A memória deles aos 28 de dezembro é recordada no Martirológio Jeronimiano (séc. VI).

27 de dezembro São João, Apóstolo e Evangelista

Filho de Zebedeu (Mc 1,20; Mt 4,21), irmão de Tiago, o Maior (Lc 5,10), discípulo de São João Batista (Jo 1,35-41), foi um dos primeiros a passar para o seguimento de Jesus. É o discípulo predileto que, na última ceia, reclinou a cabeça no peito de Jesus (Jo 13,23-25). Testemunha da transfiguração (Mt 17,1) e da agonia do Senhor (Mc 14,33), está presente ao pé da cruz, onde Jesus lhe confia a Mãe (Jo 19,26-27). Junto com Pedro, viu o sepulcro vazio e acreditou na ressurreição do Senhor (Jo 20,1-9). Evangelista teólogo, penetra profundamente o mistério do Verbo feito homem, cheio de graça e de verdade (Jo 1,1-14). Na primeira carta, cume de toda a teologia sapiencial, dá-nos a mais alta definição da divindade: Deus é amor (1Jo 4,8). Exilado na ilha de Patmos, foi arrebatado em êxtase no dia do Senhor (Ap 1,9-10) e teve as visões que descreveu no Apocalipse, último livro do Novo Testamento. Sua memória em 27 de dezembro é lembrada num “Breviário” siríaco do fim do séc. IV e no Martirológio Jeronimiano (séc. VI).

26 de dezembro Santo Estêvão, Diácono e Protomártir

Santo Estêvão é o primeiro dos mártires de Cristo e um dos sete que os Apóstolos escolheram para o serviço da comunidade, porque era “cheio de fé e do Espírito Santo” (At 6,5). Nele se realiza de modo exemplar a figura do mártir como imitador do Cristo; ele contempla a glória do Ressuscitado, cuja divindade proclama, entrega-lhe seu espírito e perdoa aos que o apedrejam (At 7,55-59-60). Saulo, testemunha do apedrejamento (At 8,1), dele acolherá uma herança espiritual, tornando-se Apóstolo das nações. A sua memória em 26 de dezembro é lembrada num “Breviário” siríaco do fim do séc. IV e no Martirológio Jeronimiano (séc. VI). Dele faz a menção também o Cânon Romano.

25 de dezembro Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

(Oitavo dia antes das Calendas de janeiro. Lua décima terceira)
Transcorridos muitos séculos desde a criação do mundo, quando no princípio Deus criou o céu e a terra e formou o homem à sua imagem; depois de muitos séculos desde que, após o dilúvio, o Altíssimo pusera entre as nuvens o arco, sinal de aliança e de paz; vinte e um séculos depois que Abraão, nosso pai na fé, migrou da terra de Ur dos Caldeus; treze séculos depois da saída do povo de Israel do Egito, conduzido por Moisés; cerca de mil anos depois da unção real de Davi; na sexagésima quinta semana segundo a profecia de Daniel; durante a Olimpíada centésima nonagésima quarta; no ano setecentos e cinquenta e dois da fundação de Roma; no quadragésimo segundo ano do império de César Otaviano Augusto, quando a paz reinava em toda a terra, Jesus Cristo, Deus Eterno e Filho do Eterno Pai, querendo santificar o mundo com o seu piíssimo advento, concebido pelo Espírito Santo, decorridos nove meses após a sua concepção, nasceu em Belém de Judá, da Virgem Maria, feito homem. Natividade de nosso Senhor Jesus Cristo segundo a carne.

24 de dezembro Santa Paula Isabel Cerioli, Religiosa (1816-1865)

Depois de ter perdido prematuramente todos os seus filhos e de ficar viúva, gastou todos os seus bens e as suas forças para a formação das crianças camponesas e dos órfãos sem esperança de futuro e, fundando o Instituto das Irmãs e a Congregação dos Pais e Irmãos da Sagrada Família, orientou-os com materna alegria para o Senhor.

23 de dezembro São João Câncio, Presbítero (1390-1473)

Nasceu em 1390, em Kety, perto de Cracóvia, Polônia. Concluídos os estudos em Cracóvia e foi ordenado sacerdote. Ensinou filosofia e teologia na Universidade de Cracóvia a gerações inteiras de sacerdotes, que o admiravam como modelo. Foi também o preceptor dos príncipes da Casa real polonesa. O seu programa de vida expressava-se no lema “Mais para o alto!”. Os católicos o saúdam, dizendo: “Insigne João, glória da nação polonesa, esplendor do clero, honra da universidade, pai da pátria”.

Últimas transmissões no YouTube