Notícias Recentes

A Igreja tem 14 novos santos

Em Missa presidida pelo Papa Francisco na Praça São Pedro neste 20 de outubro, foram canonizados os franciscanos Manuel Ruiz López e sete companheiros e os leigos Francisco, Mooti e Raffaele Massabkis, conhecidos como “Mártires de Damasco”; Pe. José Allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata; Ir. Elena Guerra, conhecida como “Apóstola do Espírito Santo” e a canadense Ir. Marie-Léonie Paradis, fundadora das Pequenas Irmãs da Sagrada Família de Sherbrooke.

20 de outubro Santa Maria Bertilla Boscardin, Virgem (1888-1922)

Santa Maria Bertilla Boscardin nasceu no dia 6 de outubro de 1888, em Gioia di Brendola – Vicência (Itália). Na Batismo recebeu o nome de Ana Francisca, e desde pequena dedicou-se aos trabalhos do campo, ajudando seus pais. Este era o caminho para qualquer menina vêneta, antes que as indústrias chegassem. Aos 17 anos Ana Francisca teve a permissão de seguir a própria vocação religiosa ingressando nas Mestras de Santa Doroteia em Vicência. Lá fez o noviciado e emitiu os primeiros votos temporários. Deixou em seguida Vicência e foi para Treviso trabalhar no hospital, onde prestará o seu humilde e ativo serviço.

19 de outubro São Pedro de Alcântara, Presbítero (1499-1562)

Pedro nasceu em Alcântara, na Espanha, em 1499. Menino simples, orante e de bom comportamento, estudou na Universidade de Salamanca ainda novo, mas soube, igualmente, destacar-se no cultivo das virtudes cristãs, até que, obediente ao Mestre, o casto e caridoso jovem entrou para a Ordem dos Frades Menores, embora seu pai quisesse para ele o Direito. Pedro foi ordenado sacerdote e tornou-se modelo de perfeição religiosa e ocupante de altos cargos, o qual administrou até chegar, com vinte anos, a superior do convento e, mais tarde, eleito Ministro da Ordem.

19 de outubro São Paulo da Cruz, Presbítero (1694-1775)

Paulo Francisco Danei nasceu em Ovada, Piemonte (Itália), em 1694, de família duramente provada. Aos 19 anos, alistou-se como voluntário numa cruzada contra os turcos, na esperança de morrer pela fé. Frustrou-se, entretanto, ao descobrir que aquilo nada tinha a ver com o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo.

19 de outubro Santos João de Brébeuf, Isaac Jogues, Presbíteros, e Companheiros, Mártires († 1642-1649)

A Igreja recorda hoje os “Mártires canadenses”. Após o início da colonização do Canadá, os franceses fundaram ali uma colônia. Foram seguidos por missionários Jesuítas que se devotaram à evangelização das populações indígenas. No jogo de interesses que logo opôs colonos ingleses e holandeses aos franceses, as tribos foram “instrumentalizadas”. Oito Jesuítas que trabalhavam entre os hurões – em território atualmente dividido entre Canadá e Estados Unidos – foram martirizados entre 1642 e 1649 pelos iroqueses, armados por gente sem escrúpulos.

18 de outubro São Lucas, Evangelista

Nasceu em Antioquia e exerceu a profissão de médico (Cl 4,14). Depois da conversão, esteve a serviço de Paulo (Fm 24; 2Tm 4,11; At 16,10- 17; 20,21; 28) e encontrou-se provavelmente a seu lado em seus últimos dias (2Tm 4,11). Sua origem grega, sua procedência do paganismo e a colaboração com a obra apostólica de Paulo aparecem sob muitos aspectos em toda ação evangelizadora e nos escritos paulinos.

17 de outubro Santo Inácio de Antioquia, Bispo e Mártir († 107)

Inácio, ou Teóforo, “portador de Deus”, como gostava de ser chamado, foi discípulo do apóstolo São João e o segundo sucessor de São Pedro em Antioquia, capital da Síria.

Quando Domiciano perseguiu a Igreja, Santo Inácio conquistou a paz para seu próprio rebanho através do jejum e da oração. Porém, de sua parte, desejava sofrer o martírio com Cristo e provar-se um discípulo perfeito.

16 de outubro São Geraldo Majella, Religioso (1725-1755)

Filho da modesta e pobre família do alfaiate Majella, Geraldo nasceu no dia 6 de abril de 1725, numa pequena cidade chamada Muro Lucano, no sul da Itália. De constituição física muito frágil, cresceu sempre adoentado, aprendendo o ofício com seu querido pai.

Aos quatorze anos de idade ficou órfão de pai e, com a aprovação da mãe, Benedita, quis tornar-se um Frei Capuchinho. Mas foi recusado por ter pouca resistência física. Entretanto o jovem Geraldo Majella não era de desistir das coisas facilmente. Arrimo de família, foi trabalhar numa alfaiataria da cidade. Mais tarde, colocou-se a serviço do Bispo de Lacedônia, conhecido pelos modos rudes e severos, suportando aquele serviço por vários anos, até a morte do bispo.

16 de outubro Santa Margarida Maria Alacoque,Virgem (1647-1690)

Santa Margarida Maria Alacoque nasceu em 22 de agosto de 1647, na França. Desde a mais tenra idade, até a sua adolescência, sofreu as mais duras provações. Já com saúde frágil, não tinha completado ainda oito anos quando perdeu o pai e logo em seguida a irmã. A mãe e os irmãos, eram vítimas das perseguições diárias de tias com as quais habitavam. Sua mãe, sofrendo de longa e dolorosa doença, foi carinhosamente amparada pela pequena Margarida, apesar da repulsa que certos cuidados exigiam à sua extrema sensibilidade.

Últimas transmissões no YouTube