Notícias Recentes

4 de janeiro Dom Othon Motta – Servo de Deus (1913-1985)

Dom Othon Motta nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 12 de maio de 1913.

Realizou seus estudos eclesiásticos, nos seminários do Rio de Janeiro e de São Paulo, concluindo-os, em 1935. No dia 12 de janeiro de 1936, foi ordenado presbítero e tornou-se professor de diversas disciplinas, no Seminário São José, da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Durante muitos anos, também exerceu a função de diretor espiritual do seminário.

Epifania do Senhor

A origem oriental desta solenidade está implícita no seu nome: “Epifania” (revelação, manifestação). Os latinos usavam a denominação “festividade da declaração” ou “aparição” com o significado de revelação da divindade de Cristo ao mundo pagão através da adoração dos magos, aos judeus com o batismo nas águas do Jordão e aos discípulos com o milagre das bodas de Caná.

3 de janeiro Santíssimo Nome de Jesus

O Santíssimo Nome de Jesus, invocado pelos cristãos desde os tempos apostólicos, foi introduzido no uso litúrgico a partir do século XIV. São Bernardino de Sena foi o grande propagador dessa devoção. A festa, aprovada para a Ordem dos Franciscanos (1530), foi estendida a toda a Igreja sob o pontificado de Inocêncio XIII (1721).

2 de janeiro Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno, Bispos e Doutores da Igreja († 379 e 389)

São Basílio nasceu Cesareia de Capadócia, atual Kaysery, na Turquia, no ano 330. Eleito bispo de sua cidade natal em 370, foi uma das figuras mais significativas da Igreja no século IV. Extraordinário guia de seus fiéis, tenaz defensor da fé e da liberdade da Igreja, promotor da liturgia, a ele é atribuída a anáfora que leva o seu nome; é autor fecundo no campo teológico, homilético e ascético. Faleceu em 1° de janeiro de 379.
São Gregório nasceu Nazianzo, atual Nemisi, na Turquia, em 330. Partilhou com o amigo São Basílio a formação cultural e o fervor místico. Foi eleito patriarca de Constantinopla em 381. Grande teólogo e homem de governo, revelou em suas obras oratórias e poéticas a inteligência e a experiência do Cristo vivo e operante nos santos mistérios. Faleceu em 25 de janeiro de 389 ou 390.

1º de janeiro Santa Maria, Mãe de Deus

Na Oitava do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo e dia da sua Circuncisão, a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, que no Concílio de Éfeso os Padres aclamaram como “Theotókos”, porque nela o Verbo se fez carne e habitou entre os homens o Filho de Deus, príncipe da paz, a quem foi dado o Nome que está acima de todos os nomes.

31 de dezembro São Silvestre I, Papa (285-335)

São Silvestre viveu na época de transição entre as últimas perseguições e a era da paz inaugurada pelo imperador: Constantino. Foi por vinte anos Bispo de Roma (314-335). Sob seu pontificado, celebrou-se o grande Concílio Ecumênico de Niceia (325), que proclamou, contra a heresia ariana, a fé na divindade de Cristo, Verbo consubstancial ao Pai. Organizador da vida eclesiástica romana, promoveu a construção das primeiras grandes basílicas. Seu sepultamento em 31 de dezembro no cemitério de Priscila, na Via Salária, é lembrado na “Depositio Episcoporum” (354).

30 de dezembro São Félix I, Papa e Mártir († 274)

São Félix I foi o 26º Papa da Igreja Católica, governando entre os anos de 269 e 274. Sua trajetória é marcada pela defesa da doutrina cristã e pelo apoio aos mártires em um período de perseguição sob o Império Romano.

Últimas transmissões no YouTube