Notícias Recentes

27 de fevereiro São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, Acólito (1838-1862)

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, cujo nome de batismo era Francisco, nasceu na cidade de Assis, em 1838. Órfão de mãe aos quatro anos, foi para Espoleto. Estudou com os Irmãos das Escolas Cristas e com os Jesuítas. Muito jovem foi eleito presidente da Academia de Literatura. Em 1856 ingressou na Congregação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, fundada por São Paulo da Cruz, ou seja, os Passionistas.

27 de fevereiro São Gregório de Narek, Monge e Doutor da Igreja (950-1005)

São Gregório de Narek nasceu no ano 951, em Vaspurakan (Armênia), no seio de uma família de eruditos. Foi educado pelo seu tio Ananias, médico, filósofo e abade do Mosteiro de São Basílio de Narek, uma escola famosa de Sagrada Escritura e Patrística. Além da Bíblia, o jovem estudou os poetas e filósofos do Helenismo, foi ordenado sacerdote e, depois eleito abade de Narek.

26 de fevereiro São Porfírio, Bispo (353-420)

Natural de Tessalônica, Grécia. Nasceu por volta do ano 353. Aos 25 anos, foi viver no Egito. Ali passou cinco anos de vida austera e penitente. Por cinco anos também viveu em uma gruta perto do rio Jordão, na Palestina, o que lhe custou uma grave enfermidade. Indo a Jerusalém em busca de cura para seus males, encontrou-se com Marcos, que se tornou seu fiel discípulo.

25 de fevereiro Santa Valburga, Abadessa (710-779)

Santa Valburga nasceu no ano de 710, em Wessex, Inglaterra. Era filha de São Ricardo, rei dos Saxões do Oeste. Ela tinha dois irmãos: o Bispo Vilibaldo e o Monge Vunibaldo. Durante uma peregrinação com seu pai, mãe e irmãos aos Lugares Santos, ela retirou-se numa abadia. E foi ali que descobriu a beleza do chamado de Deus, consagrando-se inteiramente ao Senhor. Seu pai veio a falecer durante a viagem de volta dessa peregrinação.

24 de fevereiro São Sérgio, Eremita e Mártir

São Sérgio foi martirizado devido seu grande amor a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, em Cesareia da Capadócia, no tempo do imperador Diocleciano (284-305). Ele vivia no deserto enquanto os cristãos estavam sendo perseguidos e entregando a vida em sacrifício de louvor.

23 de fevereiro São Policarpo, Bispo e Mártir (70-156)

Nasceu no ano 69-70 de pais cristãos. Aprendeu dos Apóstolos os ensinamentos de Cristo, tornando-se discípulo de São João Evangelista e conheceu também muitos daqueles que estiveram com Jesus e viram com os próprios olhos o que o Mestre realizou.

Como Bispo de Esmirna, São Policarpo distinguiu-se pelo zelo em conservar fielmente a doutrina dos Apóstolos ao difundir o Evangelho entre os pagãos e em combater as heresias.

22 de fevereiro Servo de Deus Nazareno Lanciotti (1940-2001)

Padre Nazareno nasceu no dia 3 de março de 1940, em Roma, no seio de uma família humilde e cristã. Ingressou muito jovem no seminário, onde estudou filosofia e teologia. Em junho de 1966, aos 26 anos, foi ordenado sacerdote. Chegou ao Mato Grosso em 1972, com um grupo de jovens da Operação Mato Grosso, tornando-se pároco na cidade de Jauru, na Diocese de São Luiz de Cáceres, onde se dedicou generosamente a todos, doando sua vida à missão e se empenhando pelo bem espiritual e material de seu povo. Ensinava-os a rezar, a adorar a Sagrada Eucaristia e a amar Nossa Senhora.

22 de fevereiro Cátedra de São Pedro, Apóstolo

Cátedra significa cadeira, assento de honra, usado por quem tem autoridade. Cátedra é, portanto, o símbolo da autoridade e do magistério do bispo. Daí a origem do nome catedral, igreja-mãe, sede permanente do pastor.

Ao celebrar a Cátedra de São Pedro, a Igreja reconhece em Pedro seu guia e líder supremo, o símbolo da unidade entre os cristãos. Na Basílica de São Pedro, em Roma, existe uma cadeira de bronze escuro, ornada de ouro, é a Cátedra de Pedro. Foi esculpida por Lourenço Bernini, a pedido de Alexandre VII, em 1663. Encerra em si a antiga cátedra, de madeira e incrustada de marfim que, segundo a tradição, teria sido usada por Pedro, o primeiro Papa.

21 de fevereiro São Pedro Damião, Bispo e Doutor da Igreja (1007-1072)

Nascido de família pobre, no ano de 1007, em Ravena, São Pedro ficou ainda criança órfão de pai e teve como tutor o seu irmão mais velho, Damião, que providenciou sua educação. Quis, por isso, chamar-se “Pedro Damião”. Estudou em Ravena, Faenza, Pádua; depois fez-se Monge Camaldulense em Fonte Avellana, na Úmbria, porém foi frequentemente encarregado da pregação ao povo e da reforma dos mosteiros.

Últimas transmissões no YouTube