
Ascensão do Senhor
Hoje a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor ao céu, após quarenta dias de sua Ressurreição.

Hoje a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor ao céu, após quarenta dias de sua Ressurreição.

São Justino nasceu de pais pagãos em Neápolis, na Samaria, por volta do ano de 103. Recebeu boa educação e se dedicou ao estudo da filosofia, mas sempre com um objetivo em mente, que era adquirir o conhecimento de Deus. Buscava este conhecimento entre as escolas de filosofia em disputa, contudo sempre em vão, até que enfim o próprio Deus saciou a sede que Ele mesmo despertara. Certo dia, enquanto Justino caminhava pela orla do mar, meditando sobre o conceito de Deus, um ancião apareceu em seu caminho e lhe perguntou sobre o assunto de suas dúvidas, e quando levou Justino a confessar que os filósofos nada ensinavam de indubitável sobre Deus, contou-lhe sobre os escritos dos profetas inspirados e daquele Jesus Cristo que anunciavam, e rogou que buscasse a iluminação e o entendimento através da oração.

Neste sábado, 31 de maio, aconteceu em Braniewo, na Polônia, a beatificação de quinze Irmãs de Santa Catarina, mártires da Segunda Guerra Mundial, todas mortas entre 22 de janeiro e 25 de novembro de 1945, durante a invasão russa à Polônia.

Frei Salvador Pinzetta nasceu em 29 de julho de 1911, no município de Casca – Rio Grande do Sul, era filho de pais agricultores e teve 12 irmãos. Desde criança foi um cristão exemplar, rezava, participava da Celebração Eucarística todos os domingos e trabalhava na roça. Aos 32 anos, o pároco da sua comunidade, por avaliar que o rapaz tinha vocação religiosa sugeriu que entrasse para o Seminário dos Freis Capuchinhos, em Marau. Teve passagens breves por Flores da Cunha e Garibaldi, retornando já como Leigo Professo da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos para o Convento de Flores da Cunha, em 1948.

Frei Damião nasceu em Bozzano, na Itália, em 5 de novembro de 1898, numa família de sólida formação católica, tendo recebido o nome de Pio Gianotti.

Após a anunciação do anjo, Nossa Senhora foi visitar com solicitude sua prima Isabel, para lhe oferecer os serviços que uma jovem senhora pode prestar a uma anciã que espera tornar-se mãe. Maria foi movida pelo desejo de comunicar à prima a alegria que sentia pelo prodígio nela operado pelo Senhor.

Nasceu em Domémy, em Lorena, França, em 6 de janeiro de 1412. Filha de camponeses, tinha 13 anos quando “ouviu” o misterioso convite para que fosse libertar a França, já quase toda dominada pelos ingleses. Somente quatro anos depois, aos 17 anos, é que, em obediência às vozes, deixou a casa paterna e partiu para Chinon. Com trajes masculinos e cabelos cortados apresentou-se a Carlos VII. Após muita hesitação, o rei confiou-lhe um pequeno exército. Joana d’Arc partiu então para Orléans, sitiada pelos ingleses. Assim que surgiu seu estandarte no campo de batalha, com a inscrição “Jesus, Maria”, logo levantou o cerco de Orléans e levou Carlos VII a ser coroado em Reims.

Dom Frei Inácio João Dal Monte nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo, em 28 de agosto de 1897, filho de Luiz Dal Monte e Ângela Guglielmini. Órfão de pai ainda muito cedo, mudou-se com sua mãe para a Itália. Ali ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, a 15 de setembro de 1912, com apenas 15 anos de idade. Interrompeu seus estudos para servir como soldado do exército italiano, durante a Primeira Guerra Mundial.

João Batista Montini nasceu em Concesio, nas proximidades de Bréscia, em 26 de setembro de 1897, no seio de uma família católica, muito comprometida com a política e a sociedade. Em 1916, entrou para o seminário em Bréscia e, quatro anos depois, recebeu a ordenação sacerdotal. Foi enviado a Roma para continuar os estudos.
A Academia Brasileira de Hagiologia é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas.
CNPJ: 07.289.867/0001-58
Copyright © 2025 | ABRHAGI – Todos os direitos reservados. Este site foi construído por R&A Design.