Notícias Recentes

9 de fevereiro São Miguel Febres Cordero, Religioso (1854-1910)

São Miguel Febres Cordero, no século Francisco Luís, nasceu em Cuenca, Equador, em 7 de novembro de 1854. Seu pai era professor universitário e seu avô, general do exército, venerado como herói nacional.

Em 1868, contra a vontade dos pais, ingressou na Congregação dos Irmãos de La Salle (Irmãos Lassalistas), tornando assim o primeiro religioso Lassalista equatoriano. Passou a maior parte da vida em Quito, onde estudou e adquiriu sólida formação profissional. Bem cedo entregou-se às tarefas da educação, considerando esse mister a mais nobre e rendosa missão para a humanidade e para a Igreja.

8 de fevereiro São Pedro Ígneo, Bispo († 1089)

Segundo uma tradição de 1600, era da família Aldobrandini. Esteve entre os primeiros discípulos de João Gualberto em Valombrosa e inicialmente desempenhou na comunidade humildes ocupações.

Ordenado sacerdote, fora em seguida enviado pelo fundador como Prior em Passignano com o Abade Leto. Em 13 de fevereiro de 1068, com fé intrépida sustentou a prova do fogo contra Pedro Mezzabarba, bispo simoníaco de Florença, em seguida ao fato fora chamado “Igneo”. No mesmo ano foi eleito abade de Fucecchio, e no ano de 1072, pelo papa Alessandro II, foi eleito cardeal e Bispo de Albano.

8 de fevereiro São Jerônimo Emiliani, Religioso (1486-1537)

De nobre família, nasceu em Veneza, Itália, em 1486. Sua juventude foi bastante tumultuada, com comportamentos mundanos e desregrados. Desde os quinze anos serviu como soldado e durante muito tempo foi mantido como prisioneiro pelo exército imperial de Treviso. Neste período, ele foi envolvido numa forte experiência de conversão. Atormentado pela memória de seus pecados, reconheceu em Cristo Crucificado o amor misericordioso do Pai.

8 de fevereiro Santa Josefina Bakhita, Virgem (1869-1947)

Santa Josefina Bakhita nasceu em Darfur (Sudão, África), em 1869. Seu nome Bakhita significa “afortunada” Tinha cerca de 10 anos quando foi sequestrada por traficantes de escravos. Conheceu as humilhações, os sofrimentos físicos e morais da escravidão até ser comprada pelo cônsul italiano Calixto Legnami, que a leva consigo no seu retorno à Itália.

7 de fevereiro Servo de Deus José Tiaraju – Sapé (1723-1756)

Sepé Tiaraju nasceu na Redução de São Luís Gonzaga – Rio Grande do Sul, em 1723. Foi batizado pelos Padres Jesuítas com o nome de José.

Quando criança ficou órfão de pai e mãe, resultado de uma epidemia de escarlatina. E foi então criado e educado pelos Padres Jesuítas com quem aprendeu a falar latim, espanhol e guarani.

7 de fevereiro Bem-aventurada Rosalie Rendu, Virgem (1786-1856)

Nasceu em 9 de setembro de 1786, no lugarejo de Confort (Ain), França. Durante os conflitos da Revolução Francesa, a família dela acolheu em sua casa padres perseguidos e os escondeu.

No dia 25 de maio de 1802, Rosalie entrou no convento das Filhas da Caridade, em Paris; em seguida, foi enviada para a comunidade do bairro Mouffetard, um dos mais pobres da capital. Nomeada Irmã Servente (superiora) da sua comunidade em 1815.

6 de fevereiro São Paulo Miki e Companheiros, Mártires († 1597)

O cristianismo foi introduzido no Japão por São Francisco Xavier, por volta de 1549. Poucos anos depois, surgia uma verdadeira multidão de cristãos, entre os quais, São Paulo Miki e seus companheiros.

São Paulo Miki nasceu no Japão por volta dos anos 1564 ou 1566. Catequista, ingressou na Companhia de Jesus, ordenando-se sacerdote. Sua pregação foi cumulada de frutos de conversão e de testemunhos maravilhosos.

4 de fevereiro Servo de Deus Nemésio Bernardi (1927-2016)

Frei Nemésio Bernardi nasceu no dia 9 de março de 1927, em Veranópolis – RS, filho de Adriano Bernardi e Filomena Zandoná Bernardi.

Aos 17 anos ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, fez a profissão religiosa no dia 6 de janeiro de 1944. Fixou moradia no Rio de Janeiro em 1964, a princípio prestando serviços na hospedaria do convento, sendo o responsável pela limpeza dos quartos para os frades, principalmente os oriundos da sua região, que vinham fazer, entre outras coisas, tratamento de saúde ou resolver algum outro assunto na então capital federal.

4 de fevereiro São João de Brito, Presbítero e Mártir (1647-1693)

São João de Brito nasceu em Lisboa, no dia 1º de março de 1647. Seu pai, Dom Salvador de Brito Pereira, foi governador-geral do Brasil, no tempo do Infante Dom João IV.

Educado na corte portuguesa, seu coração nutria sempre o desejo de oferecer a Deus uma vida mais perfeita, pela observação dos conselhos evangélicos. Era contado entre os pajens do Infante D. Pedro. Aos 15 anos, ingressa na Companhia de Jesus (1662) e em 1673 foi ordenado sacerdote.

Últimas transmissões no YouTube