Notícias Recentes

13 de maio Bem-aventurada Virgem Maria de Fátima

No dia 13 de maio de 1917, na Cova da Iria, a Virgem Maria apareceu a três pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta – que apascentavam suas ovelhas nos arredores de Leiria, povoado de Fátima, Portugal. Sobre uma azinheira, as crianças viram uma Senhora vestida de branco e resplandecente de luz, pedindo-lhes que rezassem o terço todos os dias pela paz do mundo (época da Primeira Guerra Mundial) e pela conversão dos pecadores.

12 de maio São Pancrácio, Mártir (289-304)

Nasceu em Roma em 28 de agosto de 289, foi batizado aos 14 anos e foi martirizado no ano de 304.

Diz a tradição que era senador em Roma e era um respeitado membro da corte imperial do Imperador Diocleciano, e em 303 quando a ordem de perseguir os cristãos foi dada ele conseguiu uma maneira de esconder os cristãos, mas também escondeu a sua fé cristã. Um dia recebeu de sua mãe e irmã uma carta que o encorajava a revelar sua fé. Assim ele se apresentou ao imperador e revelou ser cristão. Foi preso e duramente martirizado para renegar a sua fé.

12 de maio Santos Nereu e Aquiles, Mártires

Etimologicamente os nomes “Nereu” e “Aquiles”, de origem grega, significam respectivamente “me pertence” e “força”. Irmãos, ambos eram soldados adscritos ao tribunal militar durante o governo do Imperador Diocleciano. Tempos em que a maldade perpetrava ataque feroz contra os seguidores de Cristo. Contudo, quanto mais se alargavam as fileiras do martírio, tanto mais florescia o cristianismo revestido com a força do testemunho vivo da verdade cristã.

Domingo do Bom Pastor

Neste Domingo, o Senhor Ressuscitado se manifesta à sua Igreja como o Bom Pastor. Este Bom Pastor sujeitou-se a dar a vida por suas ovelhas.

11 de maio Santo Inácio de Láconi, Religioso (1701-1781)

Francisco Inácio Vincenzo Peis, o segundo de nove irmãos, nasceu na cidade de Láconi, Itália, no dia 17 de novembro de 1701. Seus pais eram muito pobres, mas ricos de virtudes humanas e cristãs, educando os filhos no fiel seguimento de Jesus Cristo.

10 de maio São João de Ávila, Presbítero e Doutor da Igreja (1499-1569)

São João de Ávila nasceu em Almodóvar do Campo, em Castilla la Nueva, Espanha, em 6 de janeiro de 1499. Estudou filosofia e teologia na universidade de Alcalá. Foi considerado como um dos mais influentes e eloquentes chefes religiosos da Espanha do século XVI. Foi amigo de Santo Inácio de Loyola e conselheiro espiritual de Santa Teresa, bem como de São Francisco de Borja. Ordenado já sacerdote mostrou tal eloquência, que o Arcebispo de Sevilha lhe pediu que se dedicasse à evangelização em seu país. Trabalhou durante 9 anos nas missões de Andaluzía. Foi acusado perante a Santa Inquisição de Sevilha por pregar o rigorismo e a exclusão dos ricos do Reino dos Céus. Logo após ser libertado, dedicou-se a missionar em todas as regiões de Espanha, principalmente nas cidades. Os mais famosos escritos são as suas cartas e o tratado “Audi Filia”.

10 de maio São Damião de Molokai, Presbítero (1840-1889)

Nasceu em Tremelo, Bélgica. Em 1859 ingressou no noviciado da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Influenciado pelo irmão, que quis ser missionário em terras distantes, ele também resolveu ir para lugares de missão. Obteve a permissão de mudar-se para o arquipélago do Havaí. Chegou, assim, a Honolulu, que é capital das ilhas. Ali recebeu a ordenação presbiteral e começou a dedicar-se particularmente aos enfermos.

9 de maio São Pacômio, Abade (292-348)

Nasceu no Alto Egito, no ano 292, de pais pagãos. Engajado à força no exército imperial com a idade de vinte anos, acabou prisioneiro em Tebas com todos os recrutas. Protegidos pela escuridão, alguns cristãos levaram-lhes comida. O gesto dos desconhecidos comoveu Pacômio, que lhes perguntou quem os havia levado a fazer aquilo. “O Deus dos céus”, foi a resposta dos cristãos. Naquela noite Pacômio orou ao Deus dos cristãos pedindo que o livrasse das correntes, comprometendo-se em troca dedicar-lhe a própria vida ao seu serviço. Obtida a liberdade, cumpriu a promessa agregando-se a uma comunidade cristã de um povoado do sul, o atual Kasr-es-Sayad, onde teve a instrução necessária ao batismo.

Últimas transmissões no YouTube