Notícias Recentes

26 de janeiro Santos Timóteo e Tito, Bispos

São Timóteo nasceu em Listra e foi um dos primeiros discípulos de São Paulo. Seu pai era grego pagão e sua mãe judia. Foi educado no judaísmo por sua mãe Eunice e por sua avó, Lóide.

Foi o discípulo predileto de São Paulo. A comunidade de Listra recomendou São Timóteo a São Paulo, que o tomou por companheiro na segunda e terceira viagens. Por ser filho de uma hebreia, São Paulo, para lhe facilitar o apostolado, circuncidou-o. Confiou-lhe numerosos encargos, em várias circunstâncias, às comunidades de Tessalônica, Macedônia e Corinto.

25 de janeiro Conversão de São Paulo, Apóstolo

Esta festa, instituída na Gália no século VIII, por ocasião da trasladação de algumas relíquias do Apóstolo, entrou no calendário romano pelo fim do século X. A conversão de São Paulo está na base de muitos e importantes elementos de sua doutrina, em particular do tema do poder da graça divina, capaz de transformar Saulo, perseguidor da Igreja, no Apóstolo por excelência. Esta conversão é certamente um dos mais importantes acontecimentos da história da Igreja, que deve a São Paulo a iniciativa da evangelização dos pagãos, e a primeira reflexão teológica sobre a mensagem cristã.

24 de janeiro São Francisco de Sales, Bispo e Doutor da Igreja (1567-1622)

Nasceu no Castelo de Sales (nobre família de Sabóia), França, em 1567. Laureou-se em direito civil e eclesiástico em Pádua, e em teologia em Paris. Ordenado sacerdote, dedicou-se à missão de reconduzir ao catolicismo o Chablais calvinista, o que conseguiu com infinitas fadigas

Aos trinta e dois anos foi eleito Bispo Auxiliar, e dois anos mais tarde era o Bispo de Genebra. Introduziu na diocese as reformas do Concilio de Trento, dedicando-se com ardor à pregação.

23 de janeiro Esponsalícios de Maria Santíssima e São José

A devoção ou a Festa dos Esponsais de Maria com São José é de origem do século XV, na França e se espalhou por outras regiões.

A devoção difundiu-se pelo mundo e teve o dia 23 de janeiro como data escolhida para a celebração. Chegou a ser supressa em muitos lugares. Porém, com o florescimento do culto a São José, não demorou muito para que a festa dos Esponsais fosse restabelecida, no sentido mais antigo, para toda a Igreja.

22 de janeiro São Vicente, Diácono e Mártir († 304)

São Vicente é o mártir mais famoso de toda a península ibérica. Desde menino foi entregue por seus pais à orientação do Bispo Valério, de Saragoça, recebendo uma sólida formação religiosa e humana, e foi ordenado diácono da Igreja.

Foi Diácono a serviço da Igreja local de Saragoça, braço direito do bispo Valério para todos os serviços administrativos e caritativos da diocese. O Bispo de Saragoça não era bom pregador, era um pouco gago, e encarregou São Vicente para a pregação do Evangelho.

21 de janeiro Santa Inês, Virgem e Mártir

Sobre Santa Inês não se sabe nada, exceto a paixão do seu martírio, cujas notícias, nem sempre unívocas, estão disseminadas em vários documentos posteriores à sua morte: sofreu o martírio em Roma, na segunda metade do século III ou, provavelmente, no começo do século IV.

A tradição fala de um amor não correspondido do filho do Prefeito de Roma por Santa Inês que, com apenas doze anos, não quis aceitar a proposta do nobre. Na verdade, a jovem havia feito o voto de castidade por Cristo.

20 de janeiro Serva de Deus Maria Imaculada da Santíssima Trindade (1909-1988)

Maria Giselda Villela nasceu em Maria da Fé – MG, em 8 de julho de 1909. De caráter vivo, colérico e de forte vontade, mas dotada de um grande coração, era a alegria da família. Em 1914, aproximadamente, levou um coice de um cavalo na virilha da perna esquerda. A ferida transformou-se em um tumor maligno, o qual a fez sofrer durante toda a vida toda.

Cursou o Magistério em Itajubá – MG. Não obstante a sua frágil saúde, foi admitida no Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Campinas – SP, no dia 29 de novembro de 1930. Em 12 de abril de 1931, recebeu o hábito religioso, com o nome de Irmã Maria Imaculada da Santíssima Trindade. No dia 13 de abril de 1932 faz sua Profissão de Votos Temporários e em 13 de abril de1935 a Profissão Solene.

20 de janeiro São Sebastião, Mártir († 284)

Segundo Santo Ambrósio, São Sebastião nasceu em Milão. Era um valoroso capitão do exército romano. Sofreu o martírio sob o reinado de Diocleciano. Cristão convicto e ativo, tudo fazia para ajudar os irmãos na fé e trazer ao Deus verdadeiro soldados e prisioneiros. O próprio governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram por ele convertidos e confessaram a fé mediante o martírio.

20 de janeiro São Fabiano, Papa e Mártir (200-250)

O Papa São Fabiano foi uma das primeiras vítimas da perseguição de Décio, em 250. Sucedeu ao grego Santo Antero em 236 e se distinguiu como organizador entre os cristãos.

Quase desconhecido antes da eleição, o Papa foi apreciado não só por sua capacidade administrativa, mas também por suas intervenções doutrinais, especialmente nas controvérsias da Igreja africana.

Últimas transmissões no YouTube