Notícias Recentes

1º de maio São José Operário

Em 1955, O Papa Pio XII instituiu a festa de São José Operário, para dar um protetor aos trabalhadores e um sentido cristão à festa do trabalho. São José, esposo de Maria, era carpinteiro. Ao propô-lo como modelo e protetor dos operários, a Igreja quer que todos reconheçam a dignidade do trabalho e que o trabalhador seja respeitado enquanto pessoa humana e colaborador de Deus na obra da criação: Por Cristo, único Mediador.

30 de abril São Pio V, Papa (1504-1572)

Frade dominicano desde os quinze anos, Miguel Ghislieri, fosse como simples monge, inquisidor, bispo e cardeal, ganhou fama pela intrépida defesa da fé e da disciplina da Igreja, e pela vida casta e imaculada. Sua primeira preocupação como Papa foi reformar a corte e capital romana pelo impecável exemplo de seu próprio gabinete e pela severa punição dos infratores.

29 de abril Santa Catarina de Sena, Virgem e Doutora da Igreja (1347-1380)

Nasceu em Sena, no dia 25 de março de 1347. Na Europa, a peste negra e as guerras semeavam o pânico e a morte. A Igreja sofria por suas divisões internas e antipapas (chegaram a existir três papas simultaneamente). Desejando seguir o caminho da perfeição, aos 15 anos Catarina ingressou na Ordem Terceira de São Domingos.

28 de abril São Pedro Chanel, Presbítero e Mártir (1803-1841)

Nasceu na França, em Cuet, a 12 de julho de 1803. Aos doze anos, seguindo os conselhos do seu zeloso pároco, iniciou os estudos no seminário. Foi-lhe concedido entrar, em 1824, no Seminário Maior de Bourg, onde recebeu, três anos depois, a ordenação sacerdotal. Gostaria de ter partido logo para as terras de missão, mas o seu bispo estava com muita carência de padres. Foi vigário de Amberieu e de Gex, unindo-se a um grupo de sacerdotes diocesanos, os Maristas, que traduziam no próprio âmbito paroquial o ideal missionário. Dedicou ao ministério das povoações rurais e à instrução das crianças.

28 de abril Santa Gianna Beretta Molla, Leiga (1922-1962)

Nasceu no dia 4 de outubro de 1922, na cidade de Magenta, Itália, onde cresceu e se formou médica cirurgiã, com especialização em pediatria, concluída 1952. Porém preferiu exercer clínica geral, atendendo especialmente os velhos abandonados e carentes.

Domingo da Divina Misericórdia

O Domingo da Divina Misericórdia foi instituído no calendário litúrgico da Igreja pelo Papa São João Paulo II, em 30 de abril de 2000, na Missa de canonização de uma religiosa polonesa da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, Maria Faustina Kowalska, a Santa Faustina, apóstola da Divina Misericórdia. Desde o ano 2000, quando o Papa publicou o decreto, as comunidades e as paróquias de todo o mundo passaram a celebrar no Segundo Domingo da Páscoa a Festa da Divina Misericórdia.

27 de abril Santa Zita, Virgem (1218-1272)

Nasceu em 1218, em Monsagrati, nos arredores da cidade de Lucca. Filha de camponeses, aos 12 anos foi trabalhar como empregada doméstica na casa de uma rica família. Perguntava-se sempre a si mesma: “Isto agrada ao Senhor?”. Ou: “Isto desagrada a Jesus?”. Foi-lhe confiado o encargo de distribuir as esmolas a cada sexta-feira. E dava do seu pouco, da sua comida, das suas roupas, daquilo que possuía, das suas parcas economias. Dizem que um dia foi surpreendida enquanto socorria os necessitados. Mas no seu avental o que era alimento se converteu em flores. Por 48 anos foi doméstica.

Palestra: Pe. José Gumercindo: um sacerdote de esperança

A Academia Brasileira de Hagiologia tem a grata satisfação de convidar seus sócios efetivos, honorários, correspondentes, colaboradores e público em geral para a palestra: Pe. José Gumercindo: um sacerdote de esperança, a ser ministrada pelo Pe. Lourran dos Santos, SJC.

Últimas transmissões no YouTube