Notícias Recentes

19 de abril Santo Expedito, Mártir

Santo Expedito foi comandante da XII Legião Romana, também chamada de Legião Fulminante (ou “fulminata”, em latim), com um efetivo de 6.821 homens. Estavam sediados em Melitene na Armênia.

Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

Hoje é Sexta-feira Santa e toda a Igreja se une em luto e espírito penitencial para comemorar a Paixão e Morte do Senhor.

A liturgia de hoje, na sua riqueza, oferece momentos intensos para poder aprofundar o mistério do sacrifício de Cristo.

18 de abril Bem-aventurada Maria da Encarnação Avrillot, Viúva (1565-1618)

Nasceu em Paris, no dia 1º de janeiro de 1565. Seu nome de batismo era Bárbara. Casou-se aos 16 anos com um rico senhor, chamado Pedro Acário, e foi mãe de seis filhos. Passou por várias atribulações e aflições de espírito. Seu marido foi exilado, seus bens confiscados. Tomou a defesa do marido, não se detendo até provar a inocência dele. Educou os filhos no amor à verdade, no respeito e no serviço aos mais pobres e desvalidos. Ensinou-os a viver de maneira simples, sóbria, modesta e temente a Deus. Ensinou-lhes também o espírito de sacrifício e a força de vontade perante as dificuldades. E o fez mais com seu exemplo do que com palavras: os infelizes, os aflitos, os doentes, os encarcerados encontraram nela amparo e proteção.

Ceia do Senhor – Lava Pés

A Páscoa é o centro da vida e da fé dos cristãos. Trata-se da passagem da morte para a vida, da ausência para a presença, do Amor em plenitude.

A Quinta-feira Santa é a “porta de entrada” para o Tríduo Pascal, ou seja, é o “início” do período mais importante da Semana Santa, quando comemoramos a Paixão, a Morte e a Ressurreição de nosso Senhor.

17 de abril Santa Catarina Tekakwitha, Virgem (1656-1680)

Indígena pele-vermelha, nascida em 1656 em Ossemon, perto de Port Orange, atual Albany, filha de pai iroquês pagão e de mãe algonquina cristã. Tendo ficado órfã muito cedo, conseguiu sobreviver a uma epidemia de varíola com grave diminuição da visão e com o rosto desfigurado; foi então recolhida por um tio, chefe da aldeia, ajudando doravante a sua esposa no cuidado da casa.

16 de abril Santa Bernadete Soubirous, Virgem (1844-1879)

Nasceu em Lourdes, na França, em 7 de janeiro de 1844. Chamava-se Maria Bernarda e sua família era camponesa, religiosa e muito humilde. Desde a infância ela tinha problemas de saúde, não sabia ler, mas tinha aprendido a rezar o terço, o que fazia diariamente.

15 de abril Servo de Deus Matheus Van Herkuizen (1915-1973)

Padre Matheus Van Herkuizen nasceu em 5 de julho de 1915, em Nijmegen, sul da Holanda, e foi batizado no mesmo dia com o nome de Petrus Canisius Van Herkhuizen. Foi crismado aos 9 anos no dia 26 de junho de 1924 e fez seus estudos primários normais sob a orientação dos seus pais. Aos 12 anos ingressou no Seminário em Boxtel, onde prosseguiu os estudos secundários, nos anos de 1937 a 1933. Foi admitido no Noviciado dos Assuncionistas em Taintegnies, na Bélgica, tomando o hábito religioso no dia 1º de outubro de 1933. O jovem de apenas 19 anos professou os votos de castidade, pobreza e obediência no dia 2 de outubro de 1934.

15 de abril São César de Bus, Presbítero (1544-1607)

São César de Bus nasceu em Cavillon, aos arredores de Avignon (França), no dia 3 de fevereiro de 1544. Cresceu em ambiente familiar e social cristão, passou pelo sofrimento da crise da adolescência que marcou profundamente sua juventude e o levou a uma vida despreocupada, feita de companhias e divertimentos fáceis.

Papa Francisco reconhece martírio do Padre Nazareno Lanciotti

O Papa Francisco autorizou, nesta segunda-feira, dia 14 de abril, o Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, Sua Eminência o Cardeal Marcello Semeraro, a promulgar o decreto relativo ao martírio do sacerdote missionário italiano no Brasil, Padre Nazareno Lanciotti, morto por ódio à fé em 22 de fevereiro de 2001.

Últimas transmissões no YouTube